Agenor Neto demonstra preocupação com interferência de facções nos pleitos eleitorais
Por Luciana Meneses05/11/2024 13:40 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:

O deputado Agenor Neto (MDB) externou preocupação com suposta interferência das facções criminosas nos pleitos eleitorais, durante o primeiro expediente da sessão plenária em formato híbrido da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, nesta terça-feira (05/11).
De acordo com o parlamentar, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estaria realizando investigações sobre a campanha eleitoral em Iguatu. “Tivemos, durante a campanha, a prisão de uma pessoa importante dentro de uma facção e, ao quebrar seu sigilo de telefone, foi descoberta uma relação com uma advogada, prima do candidato que venceu a eleição. A advogada está presa por possível envolvimento com o tráfico. Meu pedido aqui é de celeridade nesse processo, para que justiça seja feita”, declarou.
Agenor Neto salientou ainda que esse não seria um caso isolado e que a interferência de facções criminosas nos pleitos eleitorais é uma preocupação geral. “Nosso presidente Lula convocou todos os governadores com o intuito de formar um pacto contra o crime organizado, inclusive pela ameaça à democracia, com o patrocínio de carreiras políticas e infiltração na estrutura dos governos”, citou.
A reunião citada pelo deputado aconteceu na última quinta-feira (31/10) e teve como objetivo discutir proposta do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que busca estruturar um modelo de cooperação entre União, estados e municípios, em resposta ao aumento da criminalidade em diversas regiões do País. A proposta sugere transformar o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) em uma política constitucional, assim como o Sistema Único de Saúde (SUS), para fortalecer a segurança pública nacional, possibilitando uma maior integração e compartilhamento de informações entre os entes federativos para uma resposta mais organizada e abrangente à violência.
Para o deputado, a medida se faz necessária e precisa do apoio de lideranças dos três poderes, a nível federal, estadual e municipal. “Essa iniciativa aumentará a eficiência nas ações de prevenção e combate ao crime organizado, garantindo mais transparência e controle nas ações de segurança pública. Nosso governador Elmano de Freitas já vem trabalhando no sentido de coibir o abuso e a infiltração do crime organizado em qualquer instância, e acredito que essa inciativa do Lula será um passo decisivo nessa luta”, avaliou.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Jô Farias agradece a colegas por aprovação de projeto de implantação do polo automotivo em Horizonte
Autor: Luciana Meneses
Bruno Pedrosa celebra aprovação de projetos do Governo e destaca avanços na economia e agricultura
Autor: Narla Lopes