Alece recebe visita de 85 estudantes de Fortaleza e Guaiúba nesta quinta
Por Lincoln Vieira / Pedro Emmanuel Goes31/10/2024 15:13 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

O Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) recebeu, nesta quinta-feira (31/10), 85 estudantes de escolas do bairro Curió, em Fortaleza, e do município de Guaiúba, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza. As visitas fazem parte do projeto O Parlamento e sua História, coordenado pelo Malce.
O objetivo do projeto é contar a história política do Brasil, do Ceará e do Parlamento cearense a alunos de escolas públicas e privadas de Fortaleza e municípios próximos.
Durante as visitas, os estudantes conheceram o Memorial, que apresenta a trajetória do Poder Legislativo cearense, desde a criação dos Conselhos Provinciais, em 1829, até a atualidade, e realizaram um passeio pelas demais instalações da Casa.
Pela manhã, a Alece recebeu 42 alunos do 1º e 2º ano e três professores da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) José Tristão Filho, do município de Guaiúba.
Entre eles, a estudante Flávia Iasmim, de 16 anos, ressaltou que a experiência foi interessante pelo aprendizado adquirido no Malce. “O que me chamou a atenção foi o conteúdo sobre os direitos sociais, principalmente das mulheres. Vir até a Assembleia Legislativa foi uma experiência muito agradável, e por isso gostaria de voltar outra vez”, explica.
Por sua vez, o professor de História Francisco José dos Santos avaliou a visita como enriquecedora. “É importante os estudantes vivenciarem experiências culturais fora do ambiente escolar para a aquisição de novos conhecimentos. E aqui o Memorial tem um conteúdo riquíssimo”, elogiou.
À tarde, foi a vez de 43 estudantes do 8º e 9º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Laís Rodrigues de Almeida, localizada no bairro Curió, participarem do projeto.
Foto: Dário Gabriel
A professora de Geografia Vanessa Alencar salientou que a visita tem impacto direto no conteúdo discutido em sala de aula e, por isso, é considerada uma aula de campo pela turma. “Temos uma disciplina chamada Formação Cidadã, na qual aprendemos sobre a formação política do povo brasileiro. A visita à Alece é uma culminância do trabalho que realizamos em sala, onde colocamos em prática o que aprendemos”, comentou.
Os alunos e os professores foram acompanhados e orientados pela equipe do Memorial, que, pela manhã, é composta por Paulo Roberto Nunes, Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Nicole Guedes, Thiago Araújo, Carlos Pontes, Miguel Rodrigues e Barbara Marinho.
Á tarde, integram a equipe Paulo Roberto Nunes, Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos.
SOBRE O MEMORIAL
O Malce é um órgão vinculado à Mesa Diretora da Casa, responsável pelo desenvolvimento de ações de preservação histórica e cultural do Poder Legislativo. É composto pelas células de Pesquisa Histórica e de Conservação, Restauro e Manutenção.
O Memorial conta com uma exposição de longa duração que relata as mudanças ocorridas no Brasil e seus desdobramentos, a partir da chegada da corte portuguesa ao País, em 1808, com ênfase na trajetória do Poder Legislativo cearense, desde a criação dos conselhos provinciais, em 1829, até a atualidade.
Também dispõe de parte de sua exposição em Braille, além de maquetes táteis para pessoas cegas, assim como equipamentos que possibilitam o acompanhamento dos surdos.
O Memorial conta ainda com uma reserva técnica de cerca de duas mil peças, entre objetos, documentos e fotografias que retratam a história do Ceará.
As visitas ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Comissões de Trabalho e de Orçamento aprovam 13 proposições em reunião nesta terça
Autor: Juliana Melo
Oito projetos são aprovados em reuniões de três Comissões Técnicas
Autor: Pedro Emmanuel Goes