Oradores

Renato Roseno conclama população a defender a soberania brasileira

Por Luciana Meneses
10/07/2025 12:09 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Deputado Renato Roseno (Psol) - Foto: Júnior Pio

O deputado Renato Roseno (Psol) conclamou a população a defender a soberania brasileira, durante seu pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará desta quinta-feira (10/07).

O posicionamento do parlamentar vem em resposta à carta pública do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviada ao presidente Lula, na qual anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e critica o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). 

“O povo brasileiro deve defender a soberania e a economia nacional. Essa carta desvairada, com informações mentirosas, foi escrita com o objetivo de interferir na nossa economia e política. Nós sabemos muito bem quem está por trás disso e não vamos esquecer. Um deputado, filho de ex-presidente, articulando golpe de estado, desestabilização econômica e institucional. É crime de lesa-pátria daqueles que tentam explicitamente contra o emprego, a economia, as instituições brasileiras. Eles não gostam do Brasil, são entreguistas”, acusou Renato Roseno.

O deputado lembrou ainda que a tarifa anunciada impactará profundamente, em especial, em três cadeias produtivas cearenses. “Ano passado, 48% da exportação cearense foi para os Estados Unidos. E esse tarifaço impactará muito profundamente em setores como o ferro e o aço, pois 73% da sua produção vai para lá. Além deles, a cadeia produtiva de calçados e frutas também sofrerá diretamente. Porém, é importante frisar que essa guerra comercial renderá prejuízos ainda maiores para o povo norte-americano, pois haverá alta inflação”, salientou. 

Por fim, o parlamentar afirmou que o conteúdo da carta serviu como estímulo para que o povo brasileiro reconheça sua importância e soberania. “Não podemos ceder àqueles que querem um Brasil colônia. Temos um potencial gigantesco econômico, de geração de energia, o que nos trava é essa elite econômica que se articula com o pior, que não quer justiça tributária, justiça ambiental. Só entregam ódio, violência e mentira. Não é uma questão de ser direita ou esquerda. É questão de ser brasileiro”, defendeu. 

Edição: Vandecy Dourado

Veja também