Notícias

Atendimentos do Ciadi no 1º semestre garantem cuidado integral e apoio às famílias

Por Julyana Brasileiro/Núcleo de Comunicação Interna
24/07/2025 10:04 | Atualizado há 4 dias

Compartilhe esta notícia:

Semestre foi marcado por diversas atividades - Foto: Érika Fonseca

O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), encerrou o primeiro semestre de 2025 com importantes avanços no cuidado e no desenvolvimento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças com trissomia do 21 (T21), a síndrome de Down.

De janeiro a junho de 2025, o órgão beneficiou 106 crianças/adolescentes e realizou 9.972 atendimentos especializados individuais em 13 especialidades médicas, incluindo fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia e terapia ocupacional.

A coordenadora do Ciadi, Aryadna Rocha, destaca que as ações desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2025 reafirmam o compromisso do centro com a promoção da saúde, da segurança e do desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida, sempre em consonância com os princípios da equidade, da humanização e da inclusão. 

"Seguimos firmes na missão de cuidar com responsabilidade e afeto, construindo, dia após dia, um espaço onde cada criança, adolescente e família se sinta valorizada, escutada e verdadeiramente incluída. O primeiro semestre de 2025 no Ciadi foi um tempo de expansão do cuidado, fortalecimento de vínculos e qualificação dos serviços. Além dos atendimentos, ampliamos os espaços de escuta às famílias, com rodas de conversa, seminário e ações educativas que reforçaram nosso compromisso com o acolhimento, o pertencimento e a inclusão”.

CARNAVAL E ARRAIÁ

Como forma de promover a inclusão e o fortalecimento dos vínculos afetivos, o Ciadi realizou momentos de convivência e celebração com o Bailinho de Carnaval e o Arraiá do Ciadi, envolvendo as crianças atendidas e suas famílias em atividades lúdicas e culturais que reforçam o pertencimento, a valorização da diversidade e o convívio social.

Foto: José Leomar 

AÇÕES

Para o grupo de adolescentes, foram intensificadas terapias direcionadas a essa faixa etária, como o desenvolvimento de habilidades sociais, autonomia e independência, somando 238 atendimentos.

O Projeto Mosaico e as ações com o Movimento das Mulheres do Legislativo (MMLC) e a Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas fortaleceram o apoio emocional às famílias, promovendo acolhimento e rodas de conversa que atenderam mais de 300 pessoas.

A parceria com o MMLC abordou temas como saúde emocional, autoestima e fortalecimento psíquico, com encontros realizados na primeira semana de cada mês, nos turnos da manhã e da tarde. Já os encontros, frutos de parceria com a Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, ofertaram acolhimento emocional por meio de um espaço de escuta e orientação para o autocuidado com encontros realizados na primeira semana de cada mês.

Em março, o órgão realizou uma programação em alusão ao Dia Internacional da Trissomia 21 com diversas atividades que tiveram foco na sensibilização e inclusão. A abertura contou com a simbólica troca de meias entre profissionais, mães, crianças, como símbolo de diversidade e respeito.

Foto: Bia Medeiros

A coordenadora do Ciadi, Aryadna Rocha, destaca ainda a realização de rodas de conversa e atividades educativas com foco na informação, no diálogo e na formação cidadã.

O órgão realizou uma roda de conversa sobre o desenvolvimento da aprendizagem em pessoas com T21, com cerca de 80 participantes, e o III Seminário Ciadi sobre Autismo, que reuniu 350 pessoas para dialogar sobre a importância da atividade física para o desenvolvimento cognitivo e motor no TEA.

APOIO PARA AS MÃES

As mães das crianças acompanhadas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) também recebem uma atenção especial, com ações desenvolvidas para valorizar o cuidado pessoal, o bem-estar e a autoestima. Em alusão ao Dia das Mães, celebrado em maio, o Ciadi promoveu uma programação especial com ensaio fotográfico, orientações de automaquiagem e massagem terapêutica.

Foto: Pedro Albuquerque 

SAÚDE

Com foco na segurança e na saúde das crianças e adolescentes atendidos, bem como de suas famílias, a equipe multidisciplinar (enfermagem, médica e nutrição) realizou rodas de conversa e palestras abordando diversos temas, desde o uso de medicação no TEA até a importância da rotina estruturada da criança e guia de férias contemplando mais de 360 pessoas. 

Aryadna Rocha destaca que essas iniciativas buscaram não somente garantir o acesso aos serviços, mas também proporcionar um cuidado integral, centrado no bem-estar físico, emocional e social de crianças, adolescentes e seus núcleos familiares.

Edição: Lusiana Freire

Veja também