Guilherme Sampaio ressalta investimentos para ampliar serviços de oncologia no Ceará
Por Vanessa Madeira02/08/2023 12:39 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O deputado Guilherme Sampaio (PT) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (02/08), investimentos federais e estaduais para ampliar o atendimento oncológico no Ceará.
Entre os repasses citados pelo parlamentar, estão os R$ 22 milhões que serão destinados ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e a outras unidades cearenses que recebem pacientes com câncer. O recurso foi anunciado em julho deste ano pelo Governo do Estado.
Guilherme Sampaio também destacou a liberação de R$ 60 milhões do Governo Federal para a criação de um serviço de oncologia no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe.
Os investimentos, segundo o deputado, devem ajudar a reparar cortes de verbas para a saúde realizados no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Lamentavelmente, o serviço de oncologia do País piorou muito sob Bolsonaro”, pontuou. PAra o parlamentar, é preciso mudar a estrutura do Estado e levar o serviço para o Interior, para evitar a vinda de pacientes e a sobrecarga em Fortaleza.
Em aparte, Leonardo Pinheiro (Progressistas) reconheceu os esforços do Governo do Estado para melhorar a qualidade do atendimento, mas afirmou que o País ainda precisa superar o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). “O que se gasta no País, percentualmente, é do nível da África mais pobre. Sabemos que os recursos que são gastos esse ano foram programados no ano passado, e está havendo uma falta brutal na área da oncologia”, avaliou.
Já Missias Dias (PT) ressaltou a necessidade de que, além de União e Estado, as prefeituras assumam “responsabilidade e competência” na saúde. “Se isso vier a acontecer,quem vai ganhar é o povo. Esse é o sentimento que todos os governantes têm que ter”, pontuou.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Pedro Lobo destaca força do turismo no Cariri e crescimento do setor no Ceará
Autor: Gleydson Silva
Guilherme Sampaio repudia tarifas de Trump e alerta para impactos no comércio entre Brasil e EUA
Autor: Lincoln Vieira