Lula Morais diz que Arruda Bastos deixou legado para a saúde no Ceará
Por ALECE11/09/2013 14:20 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O deputado Lula Morais (PCdoB) fez um levantamento, nesta quarta-feira (11/09), durante o primeiro expediente da sessão plenária, das ações realizadas pela Secretaria de Saúde do Ceará durante a gestão do ex-secretário Arruda Bastos. De acordo com o parlamentar, o governador Cid Gomes tinha como proposta a construção de dois grandes hospitais durante seu mandato, um no Cariri e outro na região Norte. “Mas, junto com o secretário e uma equipe de competentes e comprometidos técnicos, foi apresentada uma proposta mais ousada”, afirmou.
Lula Morais citou a proposta de construção de 22 policlínicas, de centros especializados em odontologia e equipamentos que pudessem contribuir com a descentralização do atendimento de saúde no Ceará. “O governo foi convencido de que era uma empreitada boa e foi buscar recursos junto ao Banco Interamericano para que isso pudesse acontecer”, afirmou. O deputado lembrou ainda que outro hospital está sendo construído em Quixeramobim. “E haverá outra unidade na Região Metropolitana de Fortaleza, para completar toda a estrutura de urgência e emergência de alta complexidade no Estado”, declarou.
O parlamentar afirmou que tudo foi pilotado pelo ex-secretário Arruda Bastos, que deixou um legado no setor desenvolvido em parceria com o governador Cid Gomes, que foi sensível à importância do projeto. Lula lembrou que o Ceará passava por problemas, como uma lista de pessoas esperando pela realização de exames de DNA, e conseguiu sanar a questão, assim como diminuir a mortalidade infantil e ampliar a realização de transplantes.
O deputado João Jaime (PSDB), em aparte, citou pesquisa que apontava que os cearenses tinham a saúde e a segurança como os principais problemas do Estado. Ele afirmou que o ex-secretário Arruda Bastos deixou de realizar um importante feito, que foi colocar para funcionar o Hospital de Acaraú. “O secretário Ciro Gomes disse que resolverá o problema do ‘piscinão’ do HGF (ala improvisada para receber pacientes) em 90 dias. Por que ele vai conseguir e a antiga gestão não conseguiu?”, questionou.
O deputado Heitor Férrer (PDT) lembrou, em aparte, que foi ele que levantou o problema da realização dos exames de DNA no Ceará, e, graças a uma audiência pública, o Governo tomou providências. “Eu mesmo vim parabenizar o Governo nessa época”, pontuou.
HS/CG
Veja também

Pedro Lobo destaca força do turismo no Cariri e crescimento do setor no Ceará
Autor: Gleydson Silva
Guilherme Sampaio repudia tarifas de Trump e alerta para impactos no comércio entre Brasil e EUA
Autor: Lincoln Vieira