Agenor Neto celebra 100 anos de Dom José Mauro e homenageia instituições de ensino em Iguatu
Por Lincoln Vieira27/05/2025 12:01 | Atualizado há 3 horas
Compartilhe esta notícia:

O deputado Agenor Neto (MDB) fez um convite, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (27/05), aos parlamentares e à sociedade para participar de sessão solene, nesta quinta-feira (29/05), às 17h, em Iguatu, para celebrar o centenário do bispo católico Dom José Mauro Ramalho (in memoriam), assim como os 70 anos do Instituto Federal do Ceará (IFCE), os 50 anos da Universidade Estadual do Ceará (Uece), os 20 anos da Universidade Regional do Cariri (Urca) e os 10 anos do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira.
Conforme o parlamentar, autor do requerimento, com coautoria do deputado Heitor Ferrer (União), o bispo emérito de Iguatu, Dom José Mauro Ramalho de Alarcón e Santiago, é um homem que está no coração da população da cidade. Para ele, o sacerdote acolheu o povo local em momentos difíceis com uma palavra de fraternidade e coragem para enfrentar os problemas, como secas e enchentes, e ainda é um dos responsáveis pela instalação da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli Uece) na cidade em 1979.
“Ele era natural de Russas e escolheu Iguatu como sua casa por mais de 57 anos, acolhendo pessoas em sua residência, cuidando e celebrando a eucaristia todos os dias. Ele era um homem de oração que escutava o povo de Deus”, explicou.
Agenor Neto também falou dos 70 anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Iguatu, que serão celebrados nesta quinta-feira. Segundo ele, o instituto teve origem em 23 de março de 1955, com um curso de extensão de Economia Rural Doméstica, vinculado ao Ministério da Agricultura.
“Em 1962, passou a se chamar Colégio de Economia Doméstica Rural Elza Barreto, com foco na formação de professores para o magistério. Em quatro de setembro de 1979, tornou-se a Escola Agrotécnica Federal de Iguatu (EAFI), nome mantido até 2008, quando o Governo Federal unificou as escolas agrotécnicas de Crato e Iguatu, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Fortaleza e as unidades de ensino descentralizadas do Estado (Undes) criando o IFCE”, lembrou.
Quanto à comemoração dos 20 anos da Universidade Regional do Cariri (Urca), o parlamentar ressaltou que a instituição gera inclusão social. Ele acentuou que a instituição oferece oportunidades a estudantes sem recursos para cursar o ensino superior.
“Quando nós conseguimos levar a Urca para Iguatu, ela não veio como desejávamos, porque tinha uma mensalidade, entretanto, na nossa administração em Iguatu, nós criamos a “bolsa universitária municipal” para os filhos de quem tem menos posse. Ao passar no vestibular, os estudantes não pagariam a taxa de 200 reais, garantido pela nossa gestão”, salientou.
Agenor Neto comentou ainda sobre 10 anos do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira em Iguatu. Conforme o parlamentar, “Humberto Teixeira era advogado, compositor e o coautor da canção ‘Asa Branca’, junto com o Rei do Baião, Luiz Gonzaga”.
Em aparte, o deputado De Assis Diniz (PT) elogiou a iniciativa. Para ele, a solenidade é uma oportunidade de celebrar a realidade de Iguatu. “É um momento celebrativo porque, ao observar a realidade de Iguatu, o processo educacional, Iguatu é um centro que traduz na educação todas as vocações de nível superior e todas as competências”, enalteceu.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Guilherme Sampaio celebra avanços contra a extrema pobreza no Ceará
Autor: Narla Lopes