Emilia Pessoa solicita Polo para o vestibular da Uece em Caucaia
Por Lincoln Vieira28/11/2023 12:00 | Atualizado há 3 semanas
Compartilhe esta notícia:

A deputada Emilia Pessoa (PSDB) apresentou, nesta terça-feira (28/11) no primeiro expediente da sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), requerimento à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Secitece) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece). O documento prevê a construção de um polo para aplicar o vestibular da Uece no município de Caucaia, a partir de 2024.
A parlamentar argumentou que estudantes da rede municipal de ensino do município inscritos no vestibular sofreram dificuldades no deslocamento para os locais de prova. Ela sugeriu à secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Secitece) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) a discussão do tema para evitar transtorno aos alunos. “As instituições devem pensar juntas para alinhar a logística no dia das provas para que muitos sonhos não sejam interrompidos”, ressaltou.
O estudantes de apenas “uma escola”, conforme relatou, foram distribuídos para mais de 30 locais de prova. “Isso para mim é um problema de logística muito sério e precisa ser avaliado”, reforçou.
Emília Pessoa salientou que estudantes do distrito de Caucaia, Sítios Novos, desistiram de fazer a prova. Segundo ela, os alunos estavam inscritos para fazer a prova em uma escola no bairro Ancurí, em Itaitinga. “É quase impossível por causa das dificuldades de locomoção. Mesmo o Estado disponibilizando o transporte, a logística precisa ser alinhada”, acentuou.
A maior participação da prefeitura de Caucaia na vida dos estudantes também foi solicitada pela parlamentar. De acordo com ela, após a transferência dos estudantes das escolas do município para o Estado a gestão “não se sente mais responsável” por ele. “Não acompanham o processo de mudança e não incentivam a se tornarem universitários e outras coisas possíveis”, criticou.
No último domingo, conforme contou a deputada, simultâneo ao vestibular da Uece também acontecia a 8º edição do Ironman, que passava por Caucaia. A parlamentar questionou o prefeito da cidade sobre a possibilidade de diálogo com as instituições organizadoras do evento. “A prefeitura não poderia ter antecipado o diálogo com as instituições para ter o fluxo livre aos ônibus que transportavam os alunos para os locais de prova? Muitos ônibus que faziam o traslado não chegaram ou chegaram atrasados”, frisou.
A parlamentar acrescentou ainda que diretores e professores das escolas se mobilizaram em prol dos estudantes. Segundo ela, os docentes custearam “Uber” e outros mecanismos para os alunos chegarem ao local de prova. “Fica um recado à prefeitura de Caucaia que pouco se importa com a vida dos jovens. Para mim, a prefeitura é uma grande responsável e quero que isso seja ajustado em 2024”, solicitou.
Em aparte o deputado Missias Dias (PT) concordou com Emília Pessoa. Ele ressaltou que mesmo com o cuidado da Uece na realização das provas é necessário avaliar a infraestrutura básica para garantir o acesso dos jovens à prova.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Pedro Lobo destaca força do turismo no Cariri e crescimento do setor no Ceará
Autor: Gleydson Silva
Guilherme Sampaio repudia tarifas de Trump e alerta para impactos no comércio entre Brasil e EUA
Autor: Lincoln Vieira