Notícias

PEM participa da II Marcha por Nós em Sobral nesta sexta-feira

Por ALECE
15/03/2024 12:50 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

II Marcha por Nós: Porque somos muitas e porque somos uma! - Foto: Junior Pio

Mulheres de todas as idades participaram, na manhã desta sexta-feira (14/03), da “II Marcha por Nós: Porque somos muitas e porque somos uma!”, realizada no Centro de Sobral. A manifestação, promovida pela Casa da Mulher Cearense de Sobral Maria José Ferreira Gomes e com apoio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), está na segunda edição celebrando “a unidade e a diversidade”.

A marcha teve início na Praça São João e seguiu até a Praça de Cuba, onde serviços gratuitos foram oferecidos à população por órgãos parceiros do movimento, tais como Defensoria Pública, Universidade Federal do Ceará, Centro Universitário Uninta, Delegacia da Mulher e outros. 

A ação tem como objetivo chamar a atenção das sobralenses quanto aos seus direitos e informar sobre a rede de apoio existente no município. Conforme a deputada Lia Gomes (PDT), procuradora especial da mulher da Alece, a campanha visa chamar a atenção especialmente para a violência crescente contra mulheres e os caminhos possíveis para as denúncias.

“Março é um mês para celebrarmos nossas conquistas, mas principalmente para chamar a atenção e incentivar que mulheres denunciem os casos de violência, que estão crescendo não só em Sobral, mas no Ceará como um todo”, disse. 

A Casa da Mulher Cearense de Sobral, por exemplo, já registra cerca de 12 mil atendimentos em menos de dois anos de funcionamento. A coordenadora do equipamento, Izelda Ribeiro, explicou a importância da manifestação. “Esse momento é para estarmos nas ruas falando sobre nossos direitos, sobre igualdade de gêneros, sobre justiça. Em um momento como esse, em que os índices de violência só aumentam, são imprescindíveis ações como essa de hoje, em que toda a rede de proteção à mulher se une para falar para a população que temos direitos”, defendeu.

Um exemplo de ação que está sendo desenvolvida no município é o projeto Semeando Vidas, implementado pela 6ª Promotoria de Combate à Violência Doméstica e Familiar. Titular da comarca de Sobral, o promotor Rodrigo Calzavara explicou que a proposta é visitar escolas municipais e estaduais para conscientizar alunos, alunas e professores sobre os tipos de violência contra a mulher e a rede de apoio.

“É uma ação preventiva. Algo que não é considerado lógico, pois a lógica da sociedade aponta para ações repressivas. Mas sabemos que ações repressivas não reduzem os índices de violência, então é salutar esse diálogo que realizamos com estudantes, no sentido de que identifiquem os casos de violência que ocorrerem e de promover uma mudança de mentalidade”, apontou.

SERVIÇOS

Foto: Junior Pio

Ao fim da caminhada, os manifestantes e população em geral tiveram oportunidade de receber orientações jurídicas, educacionais e até realizar exames de saúde simples na feira de serviços instalada na Praça de Cuba. 

Defensoria Pública, Delegacia da Mulher e Universidade Federal do Ceará marcaram presença, com o objetivo de conversar com as cidadãs e orientá-las sobre seus direitos e sobre o que fazer em situações de violência. Estudantes de Enfermagem e Nutrição do Centro Universitário Uninta também estiveram presentes, realizando exames de tipagem sanguínea, de glicemia e orientações nutricionais. 

Marina Porto, assessora técnica do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora (Cetra), esteve na caminhada e ressaltou a importância dos serviços oferecidos na praça. “Muitas não conhecem esses espaços públicos, espaços de direito a que podem recorrer, e é muito importante que essa informação seja compartilhada com todos”, disse. 

2ª MARCHA EM DEFESA DAS MULHERES

No sábado (16/03), Fortaleza também recebe uma ação semelhante, dessa vez promovida pela Procuradoria Especial da Mulher da Alece. Será a 2ª Marcha em Defesa das Mulheres. O evento tem como objetivo reforçar a luta pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher e o fortalecimento dos direitos femininos. O movimento se propõe também a levar à sociedade civil uma reflexão sobre as desigualdades de gênero que ainda permeiam e se refletem nos altos índices de violência contra a mulher no Ceará. 

A concentração será a partir das 14h30, em frente ao prédio da Procuradoria Especial da Mulher, com percurso até a Praça da Imprensa.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também