Oradores

Simão Pedro ressalta envio de equipes e alimentos para ajuda ao Rio Grande do Sul

Por Gleydson Silva
08/05/2024 11:25 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Deputado Simão Pedro (PSD) - Foto: Junior Pio

O deputado Simão Pedro (PSD) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, nesta quarta-feira (08/05), que o Governo do Ceará está enviando pessoal, uma aeronave e mantimentos para o estado do Rio Grande do Sul, que passa pela maior enchente de sua história, com impacto direto na maioria de seus municípios.

De acordo com o parlamentar, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), enviou, na manhã de terça-feira (07/05), uma equipe que atuará nas missões de resgate das vítimas no Rio Grande do Sul.

“Os profissionais estão a bordo da aeronave Fênix 03, que tem capacidade para seis tripulantes. O veículo tem autonomia para cerca de três horas de voo e chegada prevista para o meio-dia de quinta-feira (09/05). A aeronave Fênix 03, designada para a função, será utilizada em ações como resgates de vítimas e transporte de mantimentos para pessoas que se encontrem ilhadas”, destacou o deputado.

Simão Pedro anunciou ainda que o governador Elmano de Freitas enviou para a Alece mensagem que trata de ajuda humanitária em casos como o que passa o estado gaúcho. O projeto de lei 41/24, do Governo do Estado, autoriza o Executivo a prestar ajuda humanitária a outros estados no enfrentamento de situação de emergência ou de calamidade pública, garantindo o bem-estar das famílias afetadas. A matéria foi lida no expediente de hoje

Conforme o deputado, a mensagem “autoriza o Ceará a enviar 66 toneladas de alimentos e água potável. No final de semana, o governador enunciou também o envio de doze profissionais do Corpo de Bombeiros Militar para ajudar nas buscas e salvamentos”.

A construção de uma nova escola profissionalizante no município de Orós e de outra em regime de tempo integral também foi lembrada pelo deputado. “Dois grandes equipamentos que farão a diferença naquele município”, avaliou.

O deputado Osmar Baquit (PDT), em aparte, criticou qualquer “insinuação” que possa sugerir ligação do prefeito do Crato com a motivação do crime que resultou na morte do suplente de vereador daquela cidade, nesta terça-feira (08/05). “Querer colocar isso como uma questão política é triste. Não aceitarei que pessoas sérias sejam jogadas na lata do lixo. Ele é o mais interessado em apurar essas denúncias”, disse.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também