Oradores

Missias Dias presta solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul

Por Lincoln Vieira
09/05/2024 11:55 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Deputado Missias Dias (PT) - Foto: Junior Pio

O deputado Missias Dias (PT) se solidarizou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (09/05), com a população do Rio Grande do Sul atingida pelas enchentes. 

De acordo com ele, o momento é de tristeza para os cearenses. "As cenas são cada vez mais preocupantes. Isso nos abre reflexões sobre o que estamos fazendo de errado para que um estado seja fruto de desastres ambientais e ainda o que podemos fazer para amenizar o sofrimento desse povo”. 

Missias Dias parabenizou o governador Elmano de Freitas pelo projeto de lei 41/24, enviado e aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), que autoriza o Governo do Estado a prestar ajuda humanitária à população de outros estados em situação de calamidade pública. “A lei que aprovamos na Casa demonstra o que fazer sempre que os nossos irmãos estiverem passando necessidade”, enalteceu. 

O deputado celebrou ainda a demonstração de carinho da população brasileira para com os gaúchos. Missias Dias salientou que o presidente Lula retribuiu o gesto ao se deslocar ao estado em duas oportunidades para dialogar com o governador do Estado, Eduardo Leite, e prefeitos municipais. “O diálogo é para ajudar e agilizar os recursos. É uma força-tarefa que mostra que Lula é um grande estadista”, avaliou. 

O parlamentar destacou a ajuda do Movimento Sem Terra (MST) ao povo gaúcho. Ele informou que o grupo instalou cozinhas para distribuir comida de forma gratuita a pessoas em vulnerabilidade alimentar. 

“O momento é para compreender o que está acontecendo. Vamos prestar solidariedade para garantir o básico, como água potável, alimentos, colchonete e mais do que isso, desburocratizar para atender de forma imediata a população do Rio Grande do Sul para amenizar o sofrimento”, clamou. 

Em aparte, o deputado Júlio César Filho (PT) ressaltou que o prejuízo causado pela chuva só será conhecido após a redução do volume das águas. O deputado sugeriu ainda que o poder público invista recursos para prevenir os resultados dos desastres naturais. 

E o deputado Cláudio Pinho (PDT) elogiou o pronunciamento de Missias Dias. Para ele, a fala foi pertinente. A população local precisa do apoio de todos, segundo o deputado. 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também