Guilherme Bismarck ressalta investimentos do Governo do Estado na segurança pública
Por Gleydson Silva14/05/2024 12:00 | Atualizado há 5 meses
Compartilhe esta notícia:
O deputado Guilherme Bismarck (PDT) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (14/05), os investimentos que o Governo do Estado tem feito na área de segurança pública nos últimos anos.
De acordo com o parlamentar, a segurança pública é um dos maiores desafios para o Ceará, o Brasil e diversos outros países do mundo. Dessa forma, o Ceará tem feito investimentos expressivos, mais até do que estados ricos do País.
O Estado conta, atualmente, conforme o deputado, com 76 bases instaladas em todo o Ceará do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar do Ceará, além de duas na capital e outras 15 bases do Raio que estão na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outras 59 estão no interior. “Em Aracati, sou testemunha que a instalação do Raio mudou completamente o panorama da segurança pública do município, com mais segurança na Praia de Majorlândia, de Canoa Quebrada e a sede do Aracati”, pontuou.
Guilherme Bismarck enfatizou que o CPRaio conta com 3.063 policiais militares, atuando em 74 municípios do interior, Região Metropolitana de Fortaleza e na capital, com auxílio de 1.428 motocicletas e 112 viaturas. Em complemento, segundo o deputado, outra estratégia de segurança é a expansão das centrais de videomonitoramento, que contam com 75 em todo o Estado, com 4.077 câmeras no total.
“Essas centrais são exemplos em todo o País, diminuindo muito o problema de segurança pública, podendo também atuar com imediatismo, com rapidez e com ações preventivas”, disse o parlamentar.
A realização de concursos e chamamentos de novos policiais militares e civis, a entrega de veículos para o enfrentamento à violência contra a mulher, os novos armamentos, além da criação da Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual também foram assuntos.
O deputado falou também de um conjunto de ações das forças de segurança do Ceará que resultaram na apreensão de 1.661 armas de fogo no primeiro trimestre de 2024. O resultado representa um aumento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas 1.578 armas de fogo em todo o Estado.
“O trabalho ininterrupto realizado pelas forças de segurança do Ceará resultou no aumento de 63,7% no registro de apreensões de entorpecentes no Ceará, em março deste ano, quando comparado com o mesmo mês de 2023. O terceiro mês de 2024 encerrou com o registro de 240,01 quilos de drogas apreendidos, enquanto que, no mesmo mês do ano passado, foi realizada a apreensão de 146,63 kg de entorpecentes”, disse.
Guilherme Bismarck destacou também a assinatura de convênios do município de Aracati com o Governo do Estado para garantir a pavimentação de todas as ruas da sede da cidade e a de reforma da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Edição: Lusiana Freire
Veja também