Notícias

Importância do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional é reconhecida em solenidade na Alece

Por Guilherme de Andrade
15/10/2024 19:34

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta terça-feira (15/10), uma sessão solene para homenagear o Dia Estadual do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, celebrado anualmente em 13 de outubro. O evento aconteceu no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, no anexo II da Casa, e atendeu a solicitação dos deputados Marta Gonçalves (PL), Marcos Sobreira (PDT) e Evandro Leitão (PT), com subscrição de Guilherme Landim (PDT), Alysson Aguiar (PCdoB) e De Assis Diniz (PT). 

O dia 13 de outubro é marcado pela criação das profissões de fisioterapia e de terapia ocupacional. O Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional foi instituído, oficialmente, em 2015, através da Lei n.º 13.084/2025, sancionada pela presidente da época, Dilma Rousseff. No Estado do Ceará, a data comemorativa foi instituída em 21 de dezembro de 2022, após sanção da Lei nº. 18.274. O projeto de lei que deu origem à lei foi proposto pelo deputado Marcos Sobreira (PDT).

O autor da lei, deputado Marcos Sobreira, destacou que o momento é importante para não só agradecer pelo serviço prestado, mas também para dar “visibilidade à categoria, para mostrar a importância do profissional de fisioterapia e terapia ocupacional para a sociedade como um todo”. 

O deputado informou, ainda, que apresentou projeto de indicação 35/23 em apreciação na Assembleia Legislativa, que busca “implementar obrigatoriamente o profissional de fisioterapia 24 horas por dia nos Centros de Terapia Intensiva (CTIs) do Estado do Ceará”. Ele acredita que, a partir da sensibilidade do governador Elmano de Freitas (PT), o projeto vai se tornar lei. 

Durante a solenidade, 25 profissionais foram homenageados com certificados.  Destes, 18 fisioterapeutas: Ana Lays Braga, Shamyr Sulyvan de Castro, Bernardo Diniz Coutinho, Ramon Távora Viana, Thais Teles Veras, Thais Silva Frota, Romulo Cesar, Jamille Maria, Iago Luis Mesquita, Frederico Lemos, Márcia Maria Queiroz, Germana Maria Holanda, Clarice Emília Gomes, Francisco Willame Lima, Ana Neuza Carneiro (orientadora da Célula de Fisioterapia da Casa), Carlos Felipe Domingues, Talita Leitão Rocha e Joana Sheila Fernandes. 

E sete terapeutas ocupacionais: Marta Emilia de Oliveira, Elcyana Bezerra Carvalho, Deborah Santiago Lima, Sheryda Macedo Batista, Nathália Gomes dos Santos, Raquel Diogo de Siqueira e Milene Fonseca Mota, orientadora da Célula de Terapia Ocupacional da Casa. 

Professor da Universidade Federal do Estado do Ceará (UFC), Bernardo Diniz Coutinho agradece homenagem - Foto: Marcos Moura

Falando em nome dos homenageados, o fisioterapeuta e professor da Universidade Federal do Estado do Ceará (UFC), Bernardo Diniz Coutinho, além de agradecer pelo momento de celebração, lamentou a falta de uma clínica de fisioterapia na Universidade, que segundo ele, possui um dos melhores cursos de graduação e programa de mestrado do Brasil na categoria. 

“Isso entra no meu pedido. Todos os profissionais e nossos parlamentares que puderem apoiar com emendas, ou algum pedido em Brasília, para que seja destinada verba para a construção desse sonho”, pediu Bernardo.

Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região (Crefito 6), Jacques Eanes Esmeraldo destacou a luta da classe contra o descaso e a falta de qualidade no ensino para futuros profissionais. Ele, inclusive, celebrou e relembrou uma promessa feita pelo ex-governador Camilo Santana de que seria “proibida a abertura de novos cursos em EAD, tanto na terapia ocupacional, quanto na fisioterapia”.

“Então é para dizer a vocês que tem muito trabalho ainda a ser feito, porque se a gente baixar a guarda, nós seremos massacrados e a gente não pode permitir isso. Então a gente precisa avançar muito ainda, a gente precisa garantir muita coisa”, disse Jacques. 

Representando o governador Elmano de Freitas (PT), a fisioterapeuta e coordenadora de Regulação, Avaliação e Monitoramento da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Nathalie Costa, destacou a importância dos profissionais para a vida dos pacientes. Para ela, cada tratamento “é um gesto de esperança e um passo rumo à melhora da qualidade de vida”.

“A fisioterapia e a terapia ocupacional são verdadeiras artes de reabilitação, prevenção e cuidado. São profissões que caminham ao lado de pacientes, muitas vezes nos momentos mais desafiadores de suas vidas, ajudando-os a recuperar a sua independência, sua dignidade e o seu movimento”, destacou. 

Além do deputado Marcos Sobreira, a mesa da sessão foi composta pelo; pelo secretário de Saúde do município de Ipueiras, Iago Luis Mesquita; pela diretora da secretaria do (Crefito 6), Francilena Ribeiro Bessa; pela coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional da Unifor, Elcyana Bezerra Carvalho; pela orientadora da Célula de Fisioterapia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, Ana Neuza Carneiro; e por Milene Fonseca Mota.

Edição: Clara Guimarães

Veja também