Alece recebe alunos de Maracanaú e Fortaleza nesta semana
Por Wanessa Tavares03/04/2025 17:17 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O programa O Parlamento e sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, nesta primeira semana de abril (dias 01, 02 e 03/04), alunos de quatro escolas. Os estudantes tiveram oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático, bem comi sua importância para a sociedade.
Na manhã de terça-feira (01/04), visitaram a Alece 34 alunos do 1º e 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Rui Barbosa, localizado em Maracanaú. Acompanharam os jovens os professores Ivana e Marcelo. Os alunos foram recebidos pelo deputado Renato Roseno (Psol), que ressaltou a importância do processo de escolha dos representantes da população. “Quando votamos, escolhemos alguém para nos representar, não é substituir. O nosso candidato deve representar as pautas do povo”, explicou.
Já na manhã da quarta-feira (02/04), participaram do programa 43 estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio (EEM) Waldemar Falcão, do bairro Álvaro Weyne. O grupo foi acompanhado pelas professoras Germana e Artêmia. Eles foram recepcionados pelo presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), que falou sobre o papel do Parlamento no regime democrático.

Presidente da Alece, Romeu Aldigueri conversa com alunos em visita guiada no projeto O Parlamento e sua História
O deputado Alysson Aguiar (PCdoB) também conversou com os alunos no Plenário 13 de Maio e ressaltou as atividades e processos legislativos realizados na Alece, além dos serviços ofertados para a população. Presidente da Comissão de Previdência Social e Saúde (CPSS), o parlamentar também explicou a função de comissões técnicas na discussão e apreciação de matérias e a importância da participação popular.
“Aqui é a Casa do Povo cearense, e o que queremos é que cada vez mais a população do nosso Estado esteja presente no cotidiano desta Casa. Aqui tomamos decisões que influenciam a vida de todos, e nada melhor que ter a população aqui debatendo com a gente”, disse.
No período da tarde de quarta-feira, a equipe do Malce recebeu 30 alunos do curso de Administração e do 3º ano médio da Escola de Ensino Estadual Profissionalizante (EEEP) Dona Creuza do Carmo, no bairro Monte Castelo (atualmente a escola está em reforma, e alunos foram transferidos para uma escola no bairro Barra do Ceará).
Os jovens, acompanhados pelas professoras Semiramis Magalhães, de Sociologia, e Alba Monteiro Campos, de Língua Espanhola, receberam as boas- vindas dos deputados Jô Farias (PT) e Renato Roseno (Psol).
Alunos da Escola Dona Creuza do Carmo são recebidos pela deputada Jô Farias (PT) - Foto: Erika Fonseca
Jô Farias recebeu o grupo no Comitê de Imprensa, onde falou sobre a sua atuação no Parlamento, explicou o programa Alcance, do qual é coordenadora, e ressaltou a visita dos jovens como uma iniciativa importante.
“Essa visita é muito importante, pois estamos recebendo alunos de escolas públicas, e apresentar um pouco do que é o Parlamento cearense é muito importante. Nós, deputados, queremos despertar também na nossa juventude essa consciência política, porque a gente não vive sem a política, a gente não tem educação, não tem saúde, não tem desenvolvimento econômico, não constrói nada se não for através da boa política, então é interessante que eles conheçam, conheçam o papel desta Casa”, afirmou.
A deputada também incentivou os alunos a acessarem as redes sociais da Alece para obterem informações sobre o programa Alcance. “O programa Alcance é uma ação socioeducacional gratuita da Alece direcionada para vocês que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares, enfim, qualificação profissional e desenvolvimento socioemocional através da oferta gratuita de cursos preparatórios e profissionalizantes”, explicou.
Já Renato Roseno acolheu os estudantes no Plenário 13 de Maio e falou do seu trabalho como deputado estadual à frente do Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) da Assembleia Legislativa, que foi instituído em 2016 com a denominação de Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência.
O estudante Matheus Moraes, 17 anos, considerou a visita ao Legislativo cearense uma oportunidade interessante para saber como são elaboradas as leis e regidas, bem como uma preparação para a juventude ser informada sobre o papel da política com a sociedade.
Após o diálogo com os parlamentares, os jovens visitaram a exposição temporária “Fragmentos Ecos da Essência Feminina", da curadora Anete Mendonça, conheceram o acervo do Malce e assistiram à sessão plenária presidida pelo presidente da Casa, o deputado Romeu Aldigueri (PSB).
Na manhã de quinta-feira (03/04), participaram do programa 36 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEM) José Waldemar de Alcântara e Silva, do bairro Dom Lustosa, em Fortaleza. O grupo foi acompanhado pelos docentes Carlos Eduardo Braga e Victor Pessoa.
O professor de Geografia Victor Chacon destacou a visita dos alunos à Assembleia Legislativa como uma importante oportunidade de aproximação com os espaços públicos. Ele também ressaltou que a experiência amplia a compreensão sobre o papel do Legislativo e a atuação dos parlamentares. “É fundamental entender o significado desta Casa para a sociedade e a função de um deputado. Momentos como esse desenvolvem o pensamento crítico, e essa é a grande missão da escola: ajudar a compreender a sociedade”, afirmou.
O docente também comentou a empolgação dos alunos ao conhecer os espaços da Assembleia. "Estão muito curiosos. Tem uma exposição de arte com quadros e, para muitos, é a primeira vez aqui. Eles estão encantados com tudo, fotografando, comentando entre si", relatou.
E, na tarde desta quinta-feira (03/04), a equipe do Memorial recebeu 34 estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental de uma instituição privada, o Colégio Conexão Futuro, localizado no bairro Vila Velha, na Capital. Os alunos, guiados pela coordenadora Verônica Sales e a professora de História Beatriz Guimarães, foram acolhidos pelo deputado Bruno Pedrosa (PT).
O parlamentar explicou o funcionamento do Legislativo cearense, que, além de elaborar e aprovar leis, também é um local de debates de vários assuntos, como educação, esporte, cultura, segurança e saúde. “É importante receber esses alunos e esclarecer e ensinar para eles como acontece o processo legislativo, a elaboração das leis, a fiscalização das obras, enfim, o Poder Legislativo como o todo”, afirmou.
O aluno Lorenço Cavalcante, do 6º ano, 10 anos, observando as maquetes no Malce, apontou a maquete que causou curiosidade, que representa a vida urbana de Fortaleza. “Estou admirado com cada peça ”, declarou.
Durante o percurso da visita, o grupo, além de conhecer a exposição temporária, também visitou o Malce, o Plenário 13 de Maio e assistiu a uma palestra sobre a história da política no Ceará e no Brasil com o historiador do museu, Rodolfo Farias.
As visitas no turno da manhã são guiadas pela equipe do Malce composta pelo coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes; Socorro Medeiros; Ivana Abreu Dantas; Germana Pontes; Rubens Rocha; Carlos Pontes; Nicole Guedes; Thiago Araújo; Bárbara Marinho e Mateus Leitão. E, no turno da tarde, pela equipe integrada por Mateus Django, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias, Cléa Menezes e o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes.
As visitas guiadas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio, por meio de ligação telefônica ou por e-mail.
Telefones: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277-2613
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Solenidade na Alece exalta atuação do Centec no Ceará ao longo dos 26 anos de existência
Autor: Guilherme de Andrade
Um Lugar de Fala aborda o movimento “Quem Cuida de Quem Cuida” nesta segunda
Autor: Wanessa Tavares / com Assessoria