Notícias

Padre Rafhael Maciel comenta detalhes sobre a escolha do novo papa no Conexão Alece

Por Ricardo Garcia
28/04/2025 11:42 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Bia Medeiros

O pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, do bairro Montese, em Fortaleza, padre Rafhael Maciel, foi o convidado desta segunda-feira (28/04) do Conexão Alece, programa multiplataforma da Alece FM (96,7 MHz). Na oportunidade, o religioso abordou sobre o processo de escolha do novo líder da Igreja Católica, após a morte do papa Francisco, na última segunda-feira (21/04).

Segundo o padre Rafhael Maciel, a morte de um papa é seguida de um rito que envolve os preparativos para o funeral até o processo que culmina na eleição de um novo papa, conhecido como conclave.

“Assim que é constatada a morte do Santo Padre, é feito o anúncio do falecimento e a convocação para que os cardeais do mundo inteiro compareçam a Roma para que sejam iniciadas as congregações gerais, que são reuniões com todos os cardeais para deliberar algumas questões essenciais para o momento”, relatou o padre.

De acordo com ele, nas primeiras congregações gerais há deliberações sobre dia do sepultamento, horários, além de outros pontos de ordem técnica para os dias de velório, bem como missas e últimas homenagens ao papa falecido. Ainda segundo o pároco, após o enterro, começam as congregações gerais para o conclave.

“Da morte do papa até o final do conclave são mais ou menos 15 dias, pois são sete dias para o sepultamento mais um prazo de dois a três dias até que todos os cardeais estejam instalados em Roma para iniciar o processo de escolha do novo papa”, salientou o padre Rafhael Maciel.

Ele destacou que atualmente, conforme estabelece a Lei da Igreja, para participar de um conclave e estar apto para se tornar papa, é necessário ser um cardeal e ter uma idade abaixo dos 80 anos. “Claro que também são levados em consideração dotes pessoais que só os cardeais conseguem enxergar entre eles. Geralmente são escolhidos homens com ar de santidade, evangelizadores e com visão administrativa”, assinalou.

Em relação ao nome do sucessor de papa Francisco, o padre Rafhael Maciel considerou ser muito difícil apontar favoritos. “Nós temos seis cardeais brasileiros na disputa, sendo um deles o arcebispo de Salvador, Cardeal Sérgio da Rocha, que fazia parte de um grupo de conselheiros diretos do papa Francisco. Se ele fosse eleito seria algo maravilhoso, mas a realidade dos cardeais hoje no mundo é muito diferente da realidade que elegeu os dois últimos papas”, enfatizou.

Ele avaliou que hoje os cardeais estão muito espalhados pelo mundo, com representantes no Sri Lanka, na África, nos Estados Unidos, ou seja, em lugares totalmente distantes uns dos outros. “Durante os 12 anos de papado do Francisco, todos eles só encontraram duas vezes. Então eles não têm contato direto uns com os outros, não têm um conhecimento íntimo. Por isso que existe um pré-conclave, para que eles possam se conhecer melhor, o que torna difícil apostar em alguém”, concluiu.

CONEXÃO ALECE

Produzido por Kássia Braga e apresentado por Kézya Diniz, o Conexão Alece pode ser acessado no Alece Play. A novidade já pode ser baixada no Google Play, em celulares Android, ou acessada pelo navegador no celular, tablet, computador e smart TV.  

O programa vai ao ar às segundas-feiras, na Alece FM e no YouTube, a partir das 8h, com reprises na Alece TV às 20h30. Além disso, o programa fica disponível em formato de podcast nas principais plataformas de áudio: Spotify, Deezer, YouTube Music e Apple Podcasts.

Assista ao programa na íntegra:

Edição: Lusiana Freire

Veja também