Estudantes de escolas de Fortaleza e Caucaia visitam a Alece nesta semana
Por Wanessa Tavares/Ricardo Garcia/ Gleydson Silva08/05/2025 16:30 | Atualizado há 13 horas
Compartilhe esta notícia:

O programa O Parlamento e sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, nesta semana (06 a 08/05), alunos de cinco escolas situadas em Fortaleza. Os estudantes tiveram oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático, bem como sua importância para a sociedade.
Na terça-feira (06/05), duas instituições visitaram a Alece. No período da manhã, conheceram as dependências da Casa 38 alunos do 1º e 3º anos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (EEEMTI) Dois de Maio, do bairro Passaré, em Fortaleza.
Os jovens, acompanhados pelos professores Rômulo Rodrigues e Alinne Evelyn, receberam as boas-vindas do deputado Marcos Sobreira (PSB), que falou sobre o funcionamento da Assembleia Legislativa e a atuação dos parlamentares, destacando a importância da participação da juventude na política.
A professora Alinne Evelyn (Biologia) considerou "a visita dos alunos à Alece um momento importante, pois muitos dos jovens não conhecem o Poder, e hoje eles estão conhecendo o papel dos deputados e também dos poderes Executivo e Judiciário, que vai tornar eles mais informados sobre a política do nosso Estado e do Brasil".
Já na tarde da terça-feira, conheceram a Alece 40 estudantes do 2° ano médio do curso de Administração da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Leonel de Moura Brizola, do bairro Maraponga, na capital. O grupo, acompanhado pela professora Pâmela Barros, do Curso Profissionalizante de Administração, também visitou os setores do Parlamento cearense.
O aluno João Pedro Farias, 16 anos, disse ser a primeira vez que está conhecendo a Alece. Ele demonstrou curiosidade e interesse em saber mais sobre a história política do Ceará ao observar o acervo do Memorial com painéis e maquetes ilustrativas sobre a Fortaleza Antiga, como a inauguração do Farol do Mucuripe, em 1846.
Na quarta-feira (07/05), a Alece recebeu a visita de alunos de uma escola no período da manhã. O total de 36 estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio do Colégio Santa Luzia, do bairro Meireles, foram recepcionados pelos deputados Guilherme Landim (PSB) e Heitor Férrer (União), que explicaram o funcionamento do Parlamento cearense e alertaram para a importância das votações que acontecem no plenário da Casa.
“Aqui são votados os projetos e propostas para todos os municípios do Estado. Além de propor e aprovar leis, os deputados estaduais representam os interesses da população do Ceará e fiscalizam o Poder Executivo”, explicou Guilherme Landim.
Na quinta-feira, estudantes de duas escolas visitaram a Alece. Pela manhã, estiveram na Casa 40 alunos do 2º ano médio do curso de Eletromecânica da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor Antônio Valmir da Silva, localizada no bairro Centro, no município de Caucaia.
O grupo, guiado pelos docentes André Luís Lima e Jacilane Bezerra, foi recebido no Plenário 13 de Maio pela deputada Larissa Gaspar (PT).
No período da tarde, a equipe do Memorial recebeu 34 estudantes do 2º ano médio da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Estado do Paraná, no bairro Montese, na capital.
Durante o percurso da visita, os jovens, acompanhados pelos professores Gerlan Nascimento (Química) e Leila Nascimento (Língua Inglesa), conheceram as dependências da Casa.
O aluno Mayson Emanuel Dias, 17 anos, que vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o curso de Medicina Veterinária, considerou “a iniciativa do projeto O Parlamento e sua História, da Assembleia Legislativa, importante por incentivar os jovens da rede de ensino público a se prepararem a entrar numa universidade proporcionando conhecimentos sobre a cultura e a história política do Ceará através dos acervos e exposições”.
Todas as turmas das escolas dessa semana conheceram o cotidiano da Alece, os bastidores do Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, as instalações da rádio Alece FM (96,7 MHz) e assistiram a uma palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará.
As visitas no turno da manhã são guiadas pela equipe do Malce, composta pelo coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes; Socorro Medeiros; Ivana Abreu Dantas; Germana Pontes; Rubens Rocha; Carlos Pontes; Nicole Guedes; Thiago Araújo; Bárbara Marinho e Mateus Leitão. Já no turno da tarde, a equipe é integrada por Mateus Django, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias, Cléa Menezes e o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes.
O percurso das visitas guiadas é realizado às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail. O Malce disponibiliza os números de telefones a seguir para agendar as visitas: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277- 2613.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Questão de Ordem fala sobre o conclave e a escolha do novo pontífice, papa Leão XIV
Autor: Guilherme de Andrade/Com assessoria
Alece doa material reciclável resgatado de incêndio do plenário a associações de recicladores
Autor: Pedro Emmanuel Goes