Notícias

Alece homenageia os 51 anos de realização da Paixão de Cristo em Pacatuba

Por Ariadne Sousa
19/05/2025 19:16 | Atualizado há 15 horas

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Marcos Moura / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta segunda-feira (19/05), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em alusão ao aniversário de 51 anos da Paixão de Cristo de Pacatuba. A cerimônia reconheceu a importância do espetáculo para o Município e para a população local, assim como para o cenário de eventos do Ceará. 

A iniciativa da solenidade partiu do deputado Firmo Camurça (União). Segundo ele, a produção, ao longo dos anos, foi moldando a própria identidade local. “Nós estamos aqui homenageando a todos que fizeram e que fazem parte desse acontecimento, porque a cidade hoje é conhecida como a terra da paixão, então é um movimento de destaque e que celebra a maior paixão de Cristo do Nordeste”, ressaltou.

Deputado Firmo Camurça (União) foi o propositor da homenagem - Foto: Marcos Moura / Alece

O parlamentar lembrou que a importância do espetáculo pode ser verificada também por meio de duas leis estaduais:  a n.º 15.846/2015, que reconhece o município de Pacatuba como a Capital da Encenação da Paixão de Cristo; e a n.º 16.338/2017, que incluiu a produção no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará. Além disso, Firmo Camurça parabenizou a todos os 240 artistas locais envolvidos na realização da festividade. 

Para a prefeita de Pacatuba, Larissa Camurça, o êxito da produção se deve à parceria de todos os envolvidos, desde os profissionais ligados diretamente ao espetáculo até aqueles que viabilizam a realização. “Diferente de todas as paixões de Cristo, a gente teve a primeira cidade cenográfica retratando a terra santa no nosso Município, com a participação de mais de 30 artesãs, trazendo mais desenvolvimento econômico, mais geração de emprego e renda. Também tivemos mais de 40 barracas dentro do local da apresentação”, detalhou a gestora a respeito da edição deste ano. 

O vice-prefeito de Pacatuba, Ésio de Souza, afirmou que atualmente o espetáculo vem sendo trabalhado com o objetivo de ser reconhecido nacionalmente como referência. “O evento precisa ser difundido e divulgado por todos nós da Pacatuba e por todos nós do Ceará com muita alegria, porque é um momento que movimenta a cidade de forma positiva e que externa tanta coisa boa”, comentou. 

O assessor especial para Assuntos Institucionais do Governo do Estado do Ceará, Walter Cavalcante, foi o autor da Lei, quando era deputado estadual, que incluiu a Paixão de Cristo de Pacatuba no Calendário de Eventos do Ceará - Foto: Marcos Moura / Alece 

De acordo com o assessor especial para Assuntos Institucionais do Governo do Estado do Ceará, Walter Cavalcante, autor do projeto que colocou a Paixão de Cristo de Pacatuba no Calendário de Eventos estadual, a matéria surgiu a partir do entendimento que a inclusão dá uma maior visibilidade e facilita a arrecadação de recursos.

HOMENAGENS 

Representando os homenageados, o diretor, ator e idealizador da Paixão de Cristo de Pacatuba, Paulo Maria Pinto, relembrou as dificuldades enfrentadas no início da realização do espetáculo. “Eu fico muito feliz, com o coração agradecido, eu não esperava nunca ter uma alegria dessa. E hoje eu posso ficar tranquilo e dizer: posso partir tranquilo porque eu deixei alguma semente nesta cidade”, declarou. 

A lista de homenageados conta ainda com o responsável pela sonoplastia na Paixão de cCisto há 30 anos, Miguel Anguelus; e os atores Francisco Milton Ribeiro da Silva, Francisco Augusto de Sousa Neto e José Rozalbo Vieira de Oliveira. Além desses, receberam certificados da Alece Antônio Rocigleison Pereira da Silva; Raimundo Chagas Monteiro; Tarcísio Ferrer Mariano; Gilvan Gomes (in memoriam); e Francisco Carlos Rodrigues (in memoriam). 

Na mesa da cerimônia, estiveram ainda presentes a presidente da Câmara de Pacatuba, Karina Cordeiro e o ex-prefeito Alexandre Alencar. 

Confira a íntegra da sessão solene: 


Edição: Geimison Maia

Veja também