Sessão solene exalta importância dos serviços de Ouvidoria no serviço público
Por Ariadne Sousa22/05/2025 18:31 | Atualizado há 11 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) ressaltou o papel das Ouvidorias, principalmente as públicas, para a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos em sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira (22/05), no Plenário 13 de Maio. Na cerimônia, que celebrou os 18 anos da Ouvidoria Parlamentar da Casa, foram apontados os benefícios desses canais para mediação de problemas e identificação de pontos de melhoria.
O ouvidor parlamentar da Alece, deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), foi homenageado na solenidade e agradeceu a equipe de colaboradores do órgão do Legislativo. “A Ouvidoria tem e continuará tendo papel fundamental para tornar a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará cada vez mais aberta, acessível e conectada com o povo, porque democracia se faz, sobretudo, ouvindo. E ouvir nesta Casa é prioridade, é missão e é compromisso”, destacou.

Atual ouvidor parlamentar da Alece, deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) enalteceu o papel das ouvidorias - Foto: Marcos Moura / Alece
Leonardo Pinheiro detalhou ainda que a Ouvidoria Parlamentar da Alece, além de receber as demandas, procura acatar sugestões e incentivar a participação popular. “Mais de 98% das demandas que chegam à Ouvidoria têm começo, meio e fim. As pessoas têm as respostas, nós direcionamos para os locais a fim da provocação, para que tenha sempre retorno, para cada vez mais fortalecer o link entre a sociedade e o Poder Legislativo”, completou.
HOMENAGEADOS
Representando os agraciados, o primeiro ouvidor parlamentar do Legislativo cearense, ex-deputado Ronaldo Martins, apontou que a cerimônia marca não apenas a maioridade da entidade, mas também o fortalecimento da escuta, da participação popular e do compromisso com a transparência.

Durante a sessão solene, ex-ouvidores parlamentares da Alece receberam homenagens - Foto: Marcos Moura / Alece
“Ao subir nesta tribuna, me lembrei que não foram poucas as vezes, na época do início da Ouvidoria, que demandas chegavam no momento em que estavam acontecendo as sessões plenárias. E a nossa equipe, que sempre agiu com muita agilidade, enviava para os deputados e assessorias, e não foram poucas as vezes que os deputados, ao receberem uma demanda, retornavam para a tribuna para fazer uma correção no seu pronunciamento”, relembrou Ronaldo Martins.
Em nome do governador Elmano de Freitas, o secretário-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, Aloísio Barbosa de Carvalho Neto, detalhou que todas as críticas, demandas, denúncias, reclamações e elogios no âmbito da administração pública estadual passam pelo órgão, principalmente por meio do telefone 155.

Aloísio Carvalho, secretário-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, falou sobre o funcionamento da Ouvidoria do Governo do Estado - Foto: Marcos Moura / Alece
“Nós temos buscado incansavelmente que todas as demandas que nós recebemos sejam compartilhadas com todas as secretarias de Estado para ali ser uma bússola, ser um guia que mostre onde e como devemos aplicar recursos e nos pautar", comentou Aloísio de Carvalho.
Para a desembargadora ouvidora geral do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Andrea Mendes Bezerra Delfino, os canais de interlocução entre as instituições e a sociedade mostram a vontade de que a transparência se torne cada vez mais forte na esfera pública. “Nos tempos imperiais, o ouvidor foi criado para ser o ouvido do rei e hoje nós somos o ouvido da população, então que evolução!”, ressaltou.
A lista de agraciados contou ainda com o deputado Bruno Pedrosa (PT), que já atuou como ouvidor parlamentar do Legislativo estadual; a ouvidora geral da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa-CE), Márcia Maria Mororó Monteiro Muniz; o coordenador executivo da Rede Cearense de Ouvidorias Públicas e Afins (Rede Ouvir), Jean Lopes dos Santos; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho; e a jornalista, escritora e radialista Adísia Sá.
Além dos que se manifestaram na sessão, a mesa da cerimônia contou com a presença dos demais homenageados: os ex-ouvidores da Alece deputado Júlio César Filho (PT) e Walter Cavalcante; a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França; e a controladora da Prefeitura de Fortaleza, Silvia Helena Correia Vidal.
Confira a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Estudantes universitários e de escolas públicas visitam a Alece nesta semana
Autor: Wanessa Tavares
Informações qualificadas sobre obra de rodovia em Pacoti são cobradas em audiência pública na Alece
Autor: Pedro Emmanuel Goes