Oradores

Simão Pedro anuncia reuniões sobre a CPI da Enel no interior do Estado

Por Lincoln Vieira
05/03/2024 11:32 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Deputado Simão Pedro (PSD) - Foto: Junior Pio

O deputado Simão Pedro (PSD) anunciou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (05/03), que a comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga supostas irregularidades e abusos por parte da Enel Distribuidora de Energia vai promover reuniões regionais. 

Segundo o deputado, as reuniões devem acontecer nas câmaras municipais dia 15 de março, com o objetivo de colher demandas da população sobre a empresa. “Será um dia D em cada região do Estado”, adiantou. 

De acordo com Simão Pedro, a Enel se comporta como se não existisse uma CPI que a investiga. Para ele, o momento será para a população transmitir as demandas para os deputados se municiarem. “É importante participar. Levar as demandas para que possamos estar mais municiados e pedir punição da empresa que trouxe desastre ao Ceará”, ressaltou. 

O deputado Simão Pedro abordou ainda novas iniciativas do programa Ceará Sem Fome. O parlamentar anunciou a conclusão das primeiras turmas de agentes multiplicadores para as padarias artesanais, no fim de fevereiro, no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza. De acordo com ele, “foram 48 pessoas de todas as regiões do Estado, que repassaram conhecimentos a outros homens e mulheres das próprias cozinhas do programa e a beneficiários em seus territórios de atuação”. 

Simão Pedro lembrou ainda que o objetivo do programa é dar autonomia socioeconômica à população. “O programa conta com investimento de mais de R$ 300 mil para adquirir equipamentos de padaria artesanal, para dar suporte ao trabalho realizado pelos novos agentes multiplicadores”, explicou. 

O programa vai realizar ainda curso de formação de operadores de caixa com 25 jovens beneficiários das cozinhas do programa no projeto ABC da Serrinha em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS) e a Associação Cearense dos Supermercados (Acesu), informou o parlamentar. Segundo ele, serão 240 horas/aula à noite durante três meses. “Todos os participantes receberão uma bolsa no valor de R$ 100, e o objetivo é que atuem em supermercados. É importante capacitar os nossos jovens para que tenham acesso ao mercado de trabalho”, assinalou. 

O deputado falou ainda sobre o crescimento da dengue no Estado. “Vamos ter cuidado e zelar, pois o nosso maior patrimônio é a nossa saúde”, sugeriu. 

Em aparte, a deputada Gabriella Aguiar (PSD) convidou a população do Estado a participar da próxima reunião da CPI da Enel, no dia 15, na Câmara de Vereadores de Tauá. “Tenho certeza de que vai ser um dia para tomarmos providências reais sobre a Enel. Não podemos ficar somente questionando, mas realizarmos ações concretas”, ponderou. 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também