Oradores

Lia Gomes aborda necessidade de garantir equidade de gênero

Por Giovanna Munhoz
07/03/2024 12:25 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Deputada Lia Gomes (PDT) - Foto: Junior Pio

A deputada Lia Gomes (PDT) ressaltou, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (07/03), a necessidade de garantir equidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho e a importância de avançar em políticas de igualdade.

A parlamentar destacou pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontando que as mulheres ganham 77,7% do salário dos homens, mesmo que a população feminina tenha um nível educacional mais alto. Nos cargos de direção, esse número cai para 62%. “Existe uma grande dificuldade das mulheres de conciliar o trabalho com afazeres domésticos. Vemos que as mulheres são sobrecarregadas, trabalham 10 horas a mais em tarefas domésticas e, no mercado de trabalho, têm dificuldades de ocupar cargos de chefia”, salientou.

Apenas há 88 anos, segundo Lia Gomes, as mulheres conseguiram o direito de votar no Brasil. “Muito escutamos falar que homens e mulheres são iguais, mas somente na Constituição de 1988 essa igualdade foi conquistada. Na prática, isso ainda não acontece. A desigualdade na política, por exemplo, ainda é imensa. Dos 46 deputados, apenas nove são mulheres. Dos 184 municípios cearenses, apenas 30 têm mulheres como prefeitas”, lamentou.

A deputada enfatizou ainda que os cuidados com os filhos, na maioria das vezes, são delegados às mulheres. “Criticam quando a mulher não quer ter filhos, mas ninguém quer pagar o preço”, afirmou.

Sobre violência, a parlamentar observou que as mulheres são as que mais sofrem. “Mulher não tem sossego em lugar nenhum. Se está na rua, pode ser estuprada; no trabalho, pode ser assediada; em casa, corre risco de violência doméstica. Todos estão sujeitos à violência urbana, mas a violência contra a mulher é bem maior”, disse.

Lia Gomes destacou também a atuação da Procuradoria Especial da Mulher da Alece, da qual está à frente, e frisou ações que visam minimizar a violência, acolher as mulheres e implantar ações em prol da igualdade. 

A deputada anunciou ainda que, no sábado (16/03), a Procuradoria Especial da Mulher estará realizando a 2ª Marcha das Mulheres, a partir das 15h. 

Em aparte, o deputado Sargento Reginauro (União) parabenizou o pronunciamento da parlamentar e destacou a necessidade de avançar em políticas públicas para as mulheres.

Edição: Adriana Thomasi 

Veja também