Oradores

Sargento Reginauro critica programa de segurança anunciado por Elmano de Freitas

Por Luciana Meneses
07/03/2024 12:52 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Deputado Sargento Reginauro (União) - Foto: Junior Pio

O deputado Sargento Reginauro (União) criticou, durante pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará desta quinta-feira (07/03), o programa de segurança pública divulgado pelo governador do Estado.

Na última quarta-feira (06/03), o governador Elmano de Freitas anunciou o programa Segurança no Ponto, com o objetivo de proteger os usuários do transporte público nos pontos de ônibus. Para o parlamentar, a medida já existe na rotina do policiamento ostensivo, uma vez observados os horários da incidência dos assaltos. 

Sargento Reginauro acrescentou ainda que as viaturas utilizadas no programa não são veículos novos, mas os que já fazem as rondas nas ruas. “Aquelas viaturas não são novas. São as do policiamento ordinário que estão sendo deslocadas para ficar ali, reduzindo o número de veículos pela cidade. Criaram um programa específico para uma dinâmica que já existe e aí juntam a imprensa e colocam várias viaturas para apresentar isso?”.

Na visão do deputado, o governador herdou da gestão anterior a bagagem do fortalecimento do crime organizado e está “mal assessorado”. “É como pegar um time de futebol com os melhores atletas e mandar para a copa, mas sem nenhuma técnica. Temos homens e mulheres treinados e capacitados, prontos para qualquer missão. Basta ver as operações exitosas. Delegados, inspetores, prontos para agir. Mas esqueceram de contratar alguém para coordenar. Cadê o comando?", acrescentou. 

Sargento Reginauro lamentou a situação e disse não enxergar possibilidade de melhorias sem um trabalho maior por parte da Secretaria de Segurança Pública. “Vamos passar mais quatro anos aqui ouvindo que o feminicídio aumentou, mais chacinas, mais assassinatos, com a tropa desanimada por não ter qualquer medida efetiva que os motive a ir ao enfrentamento. O líder do Governo vem aqui e fala de um lugar que não pode ser o Ceará que nós estamos vivendo. Nárnia? Porque aqui o povo tá com medo de sair de casa”, pontuou. 

Em aparte, o deputado Cláudio Pinho (PDT) frisou ainda o aumento do número de feminicídios no Estado. “Manchete de jornal aponta que os casos de feminicídio deste ano já superaram os do ano passado. Homem é morto a tiros em Messejana. Vinte e oito mulheres trans ou travestis foram assassinadas no Ceará nos últimos três anos. Estamos todos reféns da insegurança”, alertou. 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também