Oradores

Dr. Aloísio aponta necessidade de mais políticas públicas na saúde do Estado

Por Giovanna Munhoz
27/03/2024 11:15 | Atualizado há 4 semanas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Dr.Aloísio (União) - Foto: Junior Pio

O deputado Dr. Aloísio (União) ressaltou, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (27/03), a necessidade de buscar ações para melhorar a saúde no Estado e diminuir as filas de cirurgias eletivas no Ceará. 

O parlamentar destacou que, segundo o portal Saúde Digital, 60 mil pessoas estão aguardando uma cirurgia eletiva. Só na cidade do Crato são 726 cirurgias para serem feitas. “O Crato hoje, inclusive, está em situação de calamidade pública, ocupando a posição 123, dos 184 municípios, na atenção básica”, disse.

Dr. Aloísio frisou a importância de fazer mutirões de cirurgias para minimizar as filas. “É simples. Reúne todos que precisam de cirurgia de varizes, por exemplo, então faz um mutirão. Depois catarata, vesícula e assim sucessivamente. É fácil buscar fazer uma contratualização com as unidades de saúde e especialidades. Tranquilamente conseguiríamos reduzir a espera das pessoas”, explicou.

A falta de acompanhamento para a população que tem diabetes, hipertensão e pacientes oncológicos que precisam de avaliação também foi lamentada pelo deputado. “Outro dado grave é sobre a cobertura vacinal. As vacinas de pólio e penta só atingiram 81% da população. Isso é grave e pode trazer reativação de doenças”, afirmou.

Durante seu pronunciamento, o parlamentar enfatizou ainda que vai permanecer acompanhando os indicadores de saúde para cobrar condutas e ações. 

Em aparte, o deputado Cláudio Pinho (PDT) assinalou que o governador Elmano de Freitas afirmou que iria acabar as filas de cirurgias. “Zerar as filas de cirurgias como, com 61 mil pessoas aguardando? É preciso reforçar a interiorização dos hospitais e buscar ações urgentes para melhorar a saúde pública no Ceará”, disse.

O deputado Sargento Reginauro (União) lamentou a lotação dos hospitais, das filas de cirurgias e apontou a necessidade de debater soluções urgentes para a saúde no Estado. O deputado Alcides Fernandes (PL) também criticou a falta de políticas públicas na saúde.

O deputado De Assis Diniz (PT) explicou que, para diminuir as filas de cirurgia, "existe uma dinâmica intensificada, recursos e contratação”.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também