Oradores

Renato Roseno reivindica ao Governo do Estado diálogo com professores estaduais

Por Lincoln Vieira
27/03/2024 11:30 | Atualizado há 4 semanas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Renato Roseno (Psol) - Foto: Junior Pio

O deputado Renato Roseno (Psol) reivindicou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (27/03), um canal de diálogo com professores estaduais para negociar junto ao Governo do Estado. 

De acordo com ele, o sindicato Apeoc aprovou por unanimidade, em assembleia geral na terça-feira (26/03), indicativo de greve com previsão de paralisação. “Ninguém fica feliz com isso, por mais legítimo que seja o instrumento. Esperamos que o indicativo decidido pela categoria não se viabilize, mas, para isso, é necessário o Governo abrir canais de diálogo”, alertou. 

O parlamentar ressaltou que o reajuste salarial aprovado na Assembleia Legislativa no valor de 5,62% aos servidores estaduais não contempla integralmente os professores. “O diálogo com a categoria não está concluído”, frisou. 

Renato Roseno detalhou ainda as demandas da categoria ao Governo do Estado. Segundo o deputado, os professores pleiteiam pagamento do retroativo da promoção dos anos de 2019 e de 2023; implantação das promoções dos anos de 2022 e 2023; seleção estadual classificatória para professores temporários; equiparação salarial dos temporários; PVR dos doutores; pagamento das premiações e o fim da taxação das aposentadorias.

Roseno argumentou que uma paralisação prejudica todos que contribuem com a educação. “Minha vinda para a tribuna é para reivindicar e alertar ao Governo que abra os canais de negociação. A última medida a ser tomada pelos professores é paralisar, pois prejudica a todos. O que os professores querem é valorização”, assinalou. 

Em aparte, o deputado De Assis Diniz (PT) concordou com Roseno. O parlamentar disse da necessidade de abrir canal de diálogo dos professores junto ao Governo. “O que nos temos que ter clareza é termos uma boa mesa representativa. O sindicato deve ser respeitado. Deve estar sentado e representado. O fórum é o canal aberto para se construir diálogo”, pontua.

Edição: Adriana Thomasi 

Veja também