Oradores

Sargento Reginauro critica reajuste de servidores e questiona data-base

Por ALECE
27/03/2024 12:29 | Atualizado há 4 semanas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Sargento Reginauro (União) - Foto: Junior Pio

O deputado Sargento Reginauro (União) criticou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, nesta quarta-feira (27/03), a aprovação do reajuste dos servidores públicos estaduais sem considerar a data-base. Segundo ele, “o retroativo de janeiro a junho não será respeitado”.

O parlamentar lamentou que a emenda apresentada por ele não tenha sido aprovada nas comissões técnicas. O aditivo garantiria que a data-base fosse respeitada. 

De acordo com Sargento Reginauro, tentaram divulgar e comemorar a mensagem como se o ganho real proposto estivesse 1% acima da inflação, em uma tentativa de enganar a população. “Nós temos 12 meses no ano. Dizem que estão dando 1% acima da inflação, mas só a partir do mês sete. Onde está o ganho? E os seis meses que foram desrespeitados pelo governador, de janeiro a junho?”, questionou.

Para ele, avaliando bem a proposta, não há ganho, mas perda de poder de compra de 2,81%, quando levado em conta o primeiro semestre sem o reajuste. Afinal, a inflação dos dois primeiros meses deste ano está acumulada em 5,93%. “Tentamos, mas, infelizmente, o líder do Governo não foi favorável a nossa emenda. É um reajuste mentiroso que o governador está dando para os servidores do Ceará”, enfatizou.

O deputado afirmou que muitos servidores já vivem com dificuldades financeiras, cenário que deve piorar com o aumento da inflação sobre a cesta básica e diante de um reajuste que não tem acompanhado.

Sargento Reginauro comentou ainda a queda da coberta do posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) em Aquiraz e cobrou que o governador peça uma fiscalização nos demais postos que possuem a mesma estrutura. “Graças a Deus ninguém se feriu. Mas, normalmente, existem equipes de policiais debaixo dessas estruturas. Que bom que isso não aconteceu durante a operação de fiscalização da Semana Santa, pois pessoas poderiam ter se ferido”, ressaltou.

O deputado Cláudio Pinho (PDT), em aparte, também criticou o reajuste dado aos servidores públicos estaduais, pois não contempla o primeiro semestre na data-base. “Da forma como está, talvez, estão dando um dos piores reajustes ou reposições dos últimos dez anos no Ceará”, disse.

Já o deputado Alcides Fernandes (PL) cobrou que o Governo do Estado fiscalize a estrutura de todos de prédios em estradas da PRE para prevenir acidentes como o desta quarta-feira em Aquiraz. 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também