Oradores

Felipe Mota aborda falta de pagamento dos precatórios a professores do Estado

Por Lincoln Vieira
02/04/2024 12:19 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Deputado Felipe Mota (União) - Foto: Junior Pio

O deputado Felipe Mota (União) criticou, nesta terça-feira (02/04), durante o primeiro expediente da sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), a falta de pagamento da terceira parcela dos precatórios aos professores da rede estadual de ensino do Ceará. 

A categoria “paga a conta sem ter culpa”, conforme o parlamentar. “O que aconteceu com os precatórios do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) no Ceará?”, questionou. 

Felipe Mota responsabilizou a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) pela situação. “É a secretaria que tem que dizer ao governador se o recurso estava preparado, se a folha de pagamento estava pronta para receber, se não atrapalharia as outras folhas de pagamento do mês corrente do Estado”, assinalou. 

O parlamentar ressaltou ainda que se preocupa ao receber mensagens de professores que cobram a defesa dos direitos da categoria e que vai prosseguir em defesa dos servidores. Ele também cobrou transparência do Governo do Estado. “Eu sou filho de professor universitário, com muito orgulho. Não posso me calar. Transparência é importante”, avaliou.

Felipe Mota lembrou também que os professores contraíram empréstimo em virtude da espera do pagamento. “Será que vamos vivenciar um governo sem marcas, que não diz para onde quer e nem aonde quer chegar? Estamos participando de um governo sem rumo”, criticou. 

O parlamentar sugeriu ainda que o governador Elmano de Freitas cobre de sua gestão informações sobre o que aconteceu. 

Em aparte, o deputado Sargento Reginauro (União) lamentou o não pagamento dos precatórios aos professores. Para ele, é um “absurdo” o que aconteceu com os profissionais. O deputado Cláudio Pinho (PDT) também lamentou a falta de pagamento dos precatórios aos servidores.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também