Oradores

De Assis Diniz avalia declarações de Elon Musk sobre o Brasil

Por Ricardo Garcia
10/04/2024 12:49 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Deputado De Assis Diniz (PT) - Foto: Junior Pio

O deputado De Assis Diniz (PT) se posicionou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (10/04), sobre as recentes declarações do dono da rede social X (antigo Twitter), Elon Musk, em relação à suposta falta de liberdade de expressão no Brasil.

Em publicações na sua rede social, o empresário tem criticado o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que também é relator de inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) que têm a rede social X como alvo, ameaçando fechar o escritório da empresa no Brasil e descumprir determinações judiciais no País.

Para De Assis Diniz, ao contrário do que muitas pessoas têm debatido, a questão não diz respeito à liberdade de expressão. “O empresário Elon Musk reproduz uma narrativa de que o Brasil caminha para a ditadura, para uma ‘ditadura de toga’. Precisamos refletir e analisar alguns fatos sobre a sua trajetória para entender o que está acontecendo”, comentou.

Elon Musk, segundo o parlamentar, fala muito em liberdade de expressão, mas a sua rede social já encontrou problemas relacionados a isso em países como a Arábia Saudita e a China, onde, inclusive, é proibido o uso.

“Estranhamente o Elon Musk não fala nada sobre a China. Isso acontece porque lá ele tem uma fábrica de carros elétricos. No regime comunista ele não é valente, mas aqui no Brasil ele causa impacto confrontando o STF, a soberania do nosso País”, salientou.

Para o parlamentar, os problemas do Brasil devem ser discutidos pelo povo brasileiro, e as soluções devem ser encontradas pelas instituições nacionais. “A realidade é que a rede social X vem perdendo receitas, engajamento de novos seguidores, com dados mostrando uma necessidade de disputar mercado, de recuperar credibilidade. E a estratégia do Elon Musk é de articular internacionalmente o movimento da direita, constituindo um polo de poder, com alguns países sendo considerados estratégicos para isso, como os Estados Unidos e o Brasil”, avaliou.

Em aparte, o deputado Simão Pedro (PSD) abordou o papel estratégico do Ceará na exploração de lítio, elemento químico utilizado na produção de carros elétricos e que está sendo apontado por alguns especialistas como um dos motivos para os conflitos de Elon Musk com o Brasil. “O Ceará conta com uma reserva de lítio muito importante, que vai gerar emprego, renda e retornos financeiros para a economia do nosso Estado”, pontuou Simão Pedro.

Edição: Adriana Thomasi 

Veja também