Oradores

Guilherme Landim convida a população para oitiva da CPI da Enel

Por Lincoln Vieira
24/04/2024 12:05 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Deputado Guilherme Landim (PDT) - Foto: Junior Pio

O deputado Guilherme Landim (PDT) convidou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (24/04), a população e aos parlamentares a participar na tarde de hoje, às 14h, no Complexo de Comissões Técnicas, de oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga supostas irregularidades e abusos por parte da Enel Distribuição Ceará. 

De acordo com ele, o colegiado vai indagar o presidente da Enel no Ceará, José Nunes de Almeida Neto, a ex-presidente da empresa, Márcia Sandra Roque Vieira Silva, e outros dirigentes da holding. “Eles não foram convidados, mas convocados para responder a cada pergunta de todos nós deputados da Assembleia Legislativa”, destacou. 

O parlamentar ressaltou que a oitiva vai elucidar os motivos aos quais a Enel foi considerada a melhor empresa do Brasil na última década, entretanto, hoje é uma das piores. “Vai ser sem dúvida um interrogatório fundamental para elaborar o relatório final que será apresentada no dia 10 de maio, quando acaba o prazo da CPI da Enel na Alece”, salientou. 

Guilherme Landim disse que a Alece criou uma comissão especial para analisar o contrato com a empresa, entretanto, segundo ele, ignorado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Estivemos lá várias vezes com embates pesados. A Aneel ouviu de nós o que cada cearense e brasileiro tem vontade de falar sobre os péssimos serviços prestados”, assinalou. 

O parlamentar informou que a Agência realiza fiscalização especial no Ceará que identificou os seis piores serviços prestados pela Enel. Ele ressaltou que o resultado da inspeção pode resultar no rompimento do contrato com a holding. “Essa fiscalização, quando for concluída com a identificação dos problemas, a empresa resolve ou vai embora do Estado. É o processo de caducidade que é o rompimento do contrato”, explicou. 

Em aparte, o deputado Cláudio Pinho (PDT) parabenizou o parlamentar e disse que a sociedade cearense aguarda respostas da resolução dos problemas. “Ninguém suporta mais o que está acontecendo com a falta de energia e os prejuízos que a Enel tem causado ao povo cearense”, argumentou. 

O deputado De Assis Diniz (PT) ressaltou que o colegiado deve ter “firmeza para colocar a Enel em seu lugar”, durante a oitiva desta tarde. O parlamentar assinalou ainda que a empresa precisa servir aos cearenses com serviços com qualidade e excelência.

 

Edição: Adriana Thomasi 

Veja também