Oradores

Rachel Marques valoriza a cultura de paz para combater a violência

Por ALECE
09/05/2014 15:08

Compartilhe esta notícia:

Dep. Rachel Marques (PT) - Foto: Paulo Rocha

Durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta sexta-feira (09/05), a deputada Rachel Marques (PT) comentou a reportagem divulgada ontem pelo jornal Diário do Nordeste que apresentou os resultados da pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sobre o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas. “É preciso trabalhar desde a origem do problema, que é dentro do seio familiar. Temos que valorizar a cultura da paz, não é só com a polícia que vamos resolver o problema, é exatamente isso que a matéria nos faz refletir ”, pontuou.

A deputada comentou alguns índices apresentados na reportagem. Entre eles, que a violência precoce pode influenciar no uso de drogas entre os jovens. De cada dez brasileiros, dois sofreram violência na infância, e mais da metade dos usuários de cocaína foram abusados sexualmente quando crianças. “As crianças presenciam essa violência desde cedo nas famílias e vêm alimentando a violência como saída para a resolução de conflitos”, frisou.

Rachel Marques aposta nas políticas públicas direcionadas para a solução do problema a longo prazo, como o investimento nas escolas estaduais de educação profissionalizante (EEEPs). Em todo o Ceará, existem 100 EEEPs funcionando, segundo o Governo do Estado, onde 40 mil jovens estudam e 24 mil já se formaram. “Eu questionei uma diretora de escola sobre o índice do uso de drogas entre os alunos e ela me disse que é quase zero; o que prova que esses jovens são bem menos vulneráveis a serem seduzidos pelas drogas e pelo crime”, afirmou.

A deputada divulgou o Disque denúncia (100), as unidades de Conselho Tutelar e dos Centros Estaduais de Referência Social (Creas), para quem quiser denunciar casos de violência contra a criança. “O número de denúncias no ano passado chegou a seis mil. Precisamos enfrentar esse grande mal que afeta toda a sociedade”, ressaltou.

Rachel Marques reportou-se ainda ao pronunciamento do deputando Welington Landim (Pros), que comentou as declarações de Cid Gomes no jornal O Povo. “Cid Gomes disse que vai trabalhar para um Ceará mais seguro e apresentou os avanços e investimentos para isso. O caminho é longo e as ações estão sendo feitas”, acentuou.

Em aparte, o deputado Welington Landim (Pros) parabenizou Rachel Marques pelo incentivo à cultura de Paz. “A fala da senhora foi um complemento ao meu pronunciamento. Temos que divulgar a Paz dentro das famílias, das escolas, clubes e igrejas”, enfatizou.

Fernanda Pessoa (PR), em aparte, convidou Rachel Marques para participar de uma audiência pública que será realizada em junho sobre o assunto. “Será uma audiência pública em conjunto com a Câmara Federal, aqui na Assembleia, onde vamos falar sobre a primeira infância e a influência no uso de drogas”, afirmou.
YI/CG

Veja também