Notícias

Em uma semana, Alece beneficia quase 90 cozinhas do Ceará Sem Fome em Fortaleza

Por Vandecy Dourado
15/03/2024 17:42 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Paulo Rocha

A doação de equipamentos e utensílios de cozinha por meio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) tem mudado a realidade de cozinheiras solidárias que trabalham de segunda a sexta-feira produzindo quentinhas para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Fortaleza. Somente nesta semana, 87 unidades sociais produtoras de refeições foram beneficiadas com itens de cozinha industrial. 

O sexto lote das doações, de um total de 11, foi entregue nesta sexta-feira (15/03), destinado a atender 25 unidades, localizadas nos bairros Aracapé, Canindezinho, Conjunto Esperança, Jardim Cearense, Maraponga, Mondubim, Novo Mondubim, Parque Presidente Vargas, Parque Santa Rosa, Parque São José e Vila Manoel Sátiro. Ao todo, elas receberam 588 itens nesse lote.

Em pouco mais de duas semanas e com seis lotes já entregues, a Alece ajudou a equipar 159 cozinhas solidárias que participam do programa Ceará Sem Fome, com a doação de 4.100 materiais novos e em pleno funcionamento. 

A secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, Luiza Martins, faz um balanço do montante até agora entregue pela Assembleia Legislativa. "A gente tem 159 cozinhas beneficiadas até o presente momento. Até o final dessas entregas, a gente estará atendendo cerca de 290 cozinhas. Hoje a gente está entregando em torno de 588 equipamentos e utensílios para 25 cozinhas", comemora. 

A ação é fruto do termo de cooperação entre a Alece e sete unidades gerenciadoras na capital, responsáveis por catalogar e distribuir os equipamentos para as cozinhas. A parceria do Poder Legislativo tem o intuito de estruturar 290 cozinhas comunitárias na capital cearense e ajudar na produção diária de refeições nesses locais.

COZINHAS BENEFICIADAS

Karcia Lima (blusa verde), do Conselho Comunitário do Parque São José; Luzia Sousa (de preto) e Ivonete Queiroz (blusa branca), da Cozinha Gente Feliz - Foto: Paulo Rocha

A cerimônia de entrega dos equipamentos aconteceu na sede do Conselho Comunitário Parque São José, unidade gerenciadora localizada no bairro de mesmo nome. 

A coordenadora do Conselho Comunitário do Parque São José, unidade gerenciadora das cozinhas solidárias desta sexta, Karcia Lima, aposta na expansão da produção de marmitas para mais gente com a chegada dos novos equipamentos e utensílios. 

"A gente tem um sonho de crescer, até porque nós temos cadastro de reserva, pessoas aí esperando na fila de espera para poder receber sua quentinha diária. Eu acredito que esse programa, com a vinda agora desses equipamentos da Alece, vem só para melhorar, juntar, somar. A gente vai conseguir fazer muito mais", comemora. 

O secretário executivo de Fomento Produtivo e Agroecologia da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Pedro Neto, explica que a busca por melhorias para equipar as cozinhas que participam do programa Ceará Sem Fome fortalece a união de esforços entre os vários atores públicos com a missão de erradicar a fome no Estado. 

“Queria ressaltar a importância do direcionamento dado pelo presidente Evandro Leitão de poder visitar cozinhas e sentir de perto a necessidade que elas tinham de algum equipamento a mais para que pudessem aumentar a sua capacidade, a necessidade de produção das refeições, fazendo com que possa oportunizar uma melhor condição de trabalho com os novos equipamentos", destacou.

Garantir um prato de comida gratuito para a população que se encontra em condição de insegurança alimentar no Ceará foi o que motivou as amigas Ivonete Queiroz e Luzia Sousa, moradoras do bairro Parque São José. Elas estão à frente da Cozinha Gente Feliz. Ivonete enaltece o compromisso assumido pelo poder público em priorizar as pessoas que mais precisam com o fornecimento de refeições gratuitas. 

"É uma coisa muito boa que o Governo fez, porque é muita gente passando fome, muita gente necessitada. A gente vê as pessoas chegando para pedir um prato de comida, e quando a gente entrega, ele sai tão feliz. Quando a gente vai na rua, todo mundo agradece. É tão gratificante, é bom demais. Por isso que a cozinha é gente feliz", comenta. 

CEARÁ SEM FOME

O Ceará Sem Fome é um programa permanente de combate à fome no Estado que reúne o trabalho e os esforços de diversas instituições (públicas e privadas) e o engajamento da sociedade civil. O objetivo é desenvolver e realizar ações e políticas públicas para alimentar de forma saudável a população mais carente do Estado.

A Alece se engajou no programa e aprovou, em março do ano passado, o projeto que deu origem à Lei Estadual n.º 18.336/23, que autoriza o Parlamento a adquirir e distribuir insumos alimentares e equipamentos para a montagem de cozinhas comunitárias. A proposição foi feita pela Mesa Diretora da Casa. O Parlamento cearense investiu R$ 3 milhões na compra dos utensílios e eletrodomésticos.

Ao todo, foram realizadas seis entregas para 159 unidades gerenciadoras das cozinhas solidárias na capital, com 4.100 novos equipamentos distribuídos nas cozinhas de 49 bairros. 

Ao todo, a Assembleia Legislativa doou equipamentos e utensílios para 159 cozinhas solidárias localizadas em Fortaleza. O primeiro lote de equipamentos foi entregue no dia 28 de fevereiro para 22 cozinhas solidárias.segunda entrega aconteceu no dia 5 de março, com a distribuição de itens para equipar mais 24 cozinhas. 

Já a terceira entrega aconteceu no dia 7 de março e contemplou 26 cozinhas. O quarto lote beneficiou 30 cozinhas na última segunda-feira (11/03). Outras 32 unidades foram beneficiadas no quinto lote. Na sexta entrega, 25 cozinhas solidárias foram contempladas. 

 

 

Edição: Clara Guimarães

Veja também