Notícias

Secretária Onélia Santana aborda ações de proteção social e desafios da pasta

Por Luciana Meneses
18/03/2024 09:50 | Atualizado há 5 meses

Compartilhe esta notícia:

Conexão Assembleia recebe a secretária de Proteção Social do Estado do Ceará, Onélia Santana - Foto: Junior Pio

O Conexão Assembleia, programa multiplataforma da rádio FM Assembleia, recebeu, nesta segunda-feira (18/03), a secretária de Proteção Social do Estado do Ceará, Onélia Santana. Durante março, a atração apresenta uma série especial de entrevistas com mulheres que se destacam no cenário político, social, cultural e empresarial. 

Na conversa com a jornalista Kézya Diniz, a convidada apontou as realizações do programa Mais Infância, iniciativa do Governo Camilo Santana voltada para crianças em vulnerabilidade social, que se tornou política pública de estado e já entregou cerca 652 equipamentos, além de ações e acompanhamento de famílias. 

“Essa foi uma semente plantada que já vem mostrando frutos há quase uma década. Entregamos praças Mais Infância; brinquedopraças; brinquedocreches; núcleos de estimulação precoce; Complexo Mais Infância, que acolhe toda a família, estação praia para todos e a Cidade Mais Infância,” citou. Ela acrescentou ainda visitas a nove milhões de famílias para explicar sobre desenvolvimento infantil e a importância do afeto, do estímulo e do fortalecimento do combate à violência contra a criança, “algo ainda tão enraizado em muitas famílias”. 

Sobre as diversas atividades da pasta de Proteção Social, a titular definiu o trabalho como transversal, uma vez que as atividades dialogam com as mais diversas áreas, como educação, saúde, juventude, esporte, diversidade, meio ambiente, política sobre drogas, entre outras. “Para desenvolver ações de proteção social, é essencial que tenhamos a parceria com as outras pastas e assim possamos proporcionar serviços como o de qualificação profissional, emissão de passaportes, a assistências social, salas de vacinação. Isso só é possível por meio da integração e da abertura, investimento e ampliação que o governador Elmano tanto apoia, pois, quando ela acontece, o resultado é maior na vida dessas famílias”, explicou.

Dentre os principais desafios enfrentados, a secretária mencionou a política sobre drogas. “A drogadição é algo que merece muito a nossa atenção por se tratar de algo muito delicado e de saúde pública, exigindo de nós estratégia e integração de políticas”, assinalou. Onélia Santana adiantou que é feito o monitoramento e que o trabalho ocorre em parceria com a UFC, no sentido de buscar ações mais definitivas, pois não se pode simplesmente internar essas pessoas. “É um trabalho de conscientização. Distribuímos kit de higiene, emissão de documentos, acompanhamento psicólogo e assistente social, pois, antes de tudo, é preciso criar um vínculo que só é possível por meio de uma abordagem bastante delicada”, salientou. 

Nesse sentido, a psicopedagoga e doutora em Ciências da Saúde Onélia Santana pontuou, mais uma vez, a necessidade de ações integradas voltadas para a recuperação da dignidade das pessoas por meio de programas sociais de continuidade. “Um eixo importantíssimo desse Governo é que, apesar das políticas já vigentes, seja por renda ou não, se percebeu a necessidade do complemento para garantir a alimentação dessas pessoas que sofreram tanto com a pandemia. E aí vem o Ceará Sem Fome, as cozinhas solidárias, ao tempo em que se oferecem programas de qualificação para o mercado de trabalho, possibilitando que voltem a ter sua independência econômica”, acrescentou.

Onélia Santana disse também estar esperançosa de uma sociedade mais justa e que a transformação já vem acontecendo. “Nosso País está recuperando a credibilidade internacional, e isso atrai mais investimento, que chega em forma de emprego para a população. E a nossa missão é qualificar e gerar emprego, principalmente no interior do Estado. A soma entre a injeção de políticas públicas e a economia girando é o objetivo maior”, declarou.

Com produção de Kássia Braga e apresentação de Kézya Diniz, o Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também pelo canal da emissora no YouTube, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também