Projeto do Executivo que amplia carga horária de médicos da Sesa tramita na Alece
Por Lindalva Montezuma20/06/2024 10:41 | Atualizado há 10 meses
Compartilhe esta notícia:

Na 54ª sessão ordinária da segunda sessão legislativa da 31ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizada nesta quinta-feira (20/06), 13 propostas iniciaram tramitação na Casa.
Do Poder Executivo, o projeto de lei 62/24 altera a Lei 16.179/2016, permitindo que médicos da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) tenham sua carga horária ampliada de 20 para 40 horas semanais, com o objetivo de aumentar a disponibilidade de atendimento nas unidades de saúde estaduais, melhorar a qualidade dos serviços prestados e reduzir o tempo de espera, especialmente em situações de carência de pessoal, mediante aprovação do Conselho de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogerf).
Doze outras matérias são de iniciativa parlamentar. Da deputada Larissa Gaspar (PT), a proposta de emenda constitucional 02/24 adiciona parágrafo único ao art. 217 da Constituição do Estado do Ceará, proibindo a contratação de pessoas jurídicas de direito privado para a gestão educacional na rede pública estadual, com o objetivo de impedir a privatização do ensino público e garantir que a gestão das escolas permaneça exclusivamente com os profissionais da educação e servidores públicos estaduais, em conformidade com os princípios de gestão democrática e plural estabelecidos nas constituições Federal e Estadual.
A parlamentar é autora ainda do PL 475/24, que institui o Sistema Estadual de Prevenção, Informações e Monitoramento de Desastres Climáticos e Ambientais (Sispimdac).
Da deputada Marta Gonçalves (PL) são dois projetos. O 472/24 concede o Título de Cidadão Cearense ao professor doutor Emerson Mariano da Silva, em reconhecimento às suas contribuições científicas e educacionais no Ceará, e o 473/24 homenageia com o Título de Cidadão Cearense o doutor André Luiz Santos Pessoa, por seus serviços em neurologia infantil e neurogenética, além de publicações importantes em periódicos internacionais.
O deputado Renato Roseno (Psol) é autor do PL 474/24, que declara de utilidade pública a Associação do Desenvolvimento Econômico e Social do Ceará (Adesc).
Proposto pelo deputado Marcos Sobreira (PDT), o PL 476/24 dispõe sobre as diretrizes para a assistência e proteção jurídica, psicológica e socioeconômica às mães de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual no Estado.
Já o PL 477/24, do deputado Antônio Henrique (PDT), institui o Programa de Incentivo ao Empreendedorismo Juvenil no Ceará.
A deputada Juliana Lucena (PT) é autora do projeto de lei 478/24, que concede o Título de Cidadã Cearense para Christiane do Vale Leitão, por sua trajetória de luta em defesa dos direitos femininos, combate à violência doméstica e familiar e promoção dos direitos da advocacia feminina no Estado.
Do deputado De Assis Diniz (PT), o PL 479/24 institui a Política de Estímulo à Prática Esportiva nas Escolas no âmbito do Ceará.
Outros dois projetos são do deputado Alysson Aguiar (PCdoB). O 480/24 denomina de Vereador João Martins Fernandes trecho da Rodovia CE-253 e o 481/24 nomina de Francisco Rodrigues da Silva o trecho da Rodovia CE-253 com início na comunidade Chave de Ouro até o distrito de Betânia, no município de Ibiapina.
Também em tramitação está o projeto de indicação 224/24, do deputado De Assis Diniz.
Após os despachos em plenário, os projetos seguem para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Procuradoria da Casa e comissões técnicas de mérito. Se aprovados, serão encaminhados para a votação do Plenário. No caso de projeto de indicação, por se tratar de sugestão, cabe ao Governo do Estado, se acatar, enviar as propostas em forma de mensagem para a apreciação da Casa.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Questão de Ordem fala sobre o conclave e a escolha do novo pontífice, papa Leão XIV
Autor: Guilherme de Andrade/Com assessoria
Alece doa material reciclável resgatado de incêndio do plenário a associações de recicladores
Autor: Pedro Emmanuel Goes