Notícias

Alunos de Maranguape e colaboradores de fórum visitam a Alece nesta terça-feira

Por Lincoln Vieira / Wanessa Tavares
22/10/2024 16:25 | Atualizado há 6 meses

Compartilhe esta notícia:

Estudantes da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Anchieta visitam a Alece - Foto: Pedro Albuquerque

O Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) recebeu, nesta terça-feira (22/10), pela manhã, grupo de 22 estudantes do 2º ano da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Anchieta, localizada do bairro parque Iracema, de Maranguape. Já no turno da tarde, participaram 33 colaboradores do Fórum Clóvis Beviláqua, sendo parte deles integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada) e outros do Projeto Ler é Legal. As visitas fazem parte do projeto O Parlamento e Sua História. 

A estudante Israelly Santos, de 16 anos, ressaltou a importância da visita e comentou que, ao conhecer o Memorial, pode ter contato com documentos e objetos que contribuem para entender a história política. "Eu amei cada detalhe da visita, porque você se conecta com as histórias contadas, não é só ninguém contando história e você ouvindo, mas é alguém contando e mostrando os objetos expostos no Memorial", analisou. 

O professor de História Flávio Luís, que acompanhou o grupo de estudantes, salientou que a Alece contribui, por meio das visitas guiadas, para a formação intelectual dos alunos. Conforme o docente, o Poder Legislativo Estadual apresenta um pouco da história do Brasil e do Ceará, contribuindo para despertar do interesse dos estudantes pela política. “O espaço traz questões da história como o Império, a colonização, a divisão dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A importância para os alunos é resgatar a discussão política”, avaliou o professor. 

Durante a visita, os jovens conheceram o Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto e conheceram a exposição "Da Imposição à Cidadania - 1824 a 2024: Dois Séculos de Lutas e de Conquistas” que marca a comemoração aos 200 anos da primeira Constituição Brasileira. 

Colaboradores do Fórum Clóvis Beviláqua participam de visita guiada na Assembleia Legislativa - Foto:  Dário Gabriel

Já no período da tarde, 33 colaboradores do Fórum Clóvis Beviláqua, sendo parte deles da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada) e outros do Projeto Ler é Legal, conheceram a Alece por meio da visita guiada. 

O coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, e a mediadora do Memorial, Isadora Nepomuceno, explicaram aos visitantes o funcionamento do Legislativo cearense, falaram sobre a importância do voto e informaram os serviços à população oferecidos pela Alece, por meio de órgãos como Procon e Casa do Cidadão, e projetos como o Alcance.

Após a palestra, os visitantes, acompanhados pela gestora da Seção de Capacitação do Fórum Clóvis Beviláqua, a advogada Thaís Barbosa, da coordenadora do Projeto Ler é Legal, Cristiane Sampaio, e da estagiária Marcela da Silva, conheceram o acervo do Malce e a exposição que marca a comemoração aos 200 anos da primeira Constituição Brasileira. 

A gestora da Seção de Capacitação do Fórum Clóvis Beviláqua, advogada Thaís Barbosa, afirmou que a visita foi fundamental para que os servidores e integrantes do Projeto Ler é Legal “tenham uma visão crítica do mundo”. Ela também enfatizou que a visita é um forma de eles conhecerem o  papel que exercem como cidadãos.

A auxiliar de serviços gerais do Fórum, Mara Rocha, contou ser a primeira vez que conhece as dependências da Alece e disse estar satisfeita e grata ao Projeto Ler é Legal por proporcionar visitas importantes a instituições que têm a função relevante para a população.

 

EQUIPE

No período da manhã, o grupo foi acompanhado e orientado sobre o funcionamento da Alece pela equipe do Memorial composta por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Nicole Guedes, Thiago Araújo e Carlos Pontes.

Já a equipe da tarde é composta por Paulo Roberto Nunes, Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos.

O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.

Edição: Geimison Maia

Veja também