Alece celebra Dia Nacional da Umbanda nesta segunda-feira
Por Pedro Emmanuel Goes14/11/2024 08:40 | Atualizado há 6 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemora, nesta segunda-feira (18/11), a partir das 14h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em celebração ao Dia Nacional da Umbanda.
A solenidade atende a solicitação da deputada Lia Gomes (PDT), que destaca a importância de “promover ações valorativas que possam repercutir no reconhecimento e fortalecimento da pertença do povo de terreiro a nível local e nacional”.
A parlamentar ressalta que a religião de matriz africana sofre com perseguições, intolerância e outras tantas violações no cotidiano de umbandistas, as quais se configuram como racismo religioso.
Mesmo amparados pelo § 2º do art. 11 da Constituição Federal de 1988, que garante a liberdade religiosa no País, o Brasil registrou, em 2023, segundo o Disque 100, 2.124 violações de direitos humanos relacionadas à intolerância religiosa.
Como estratégia de combate a esse tipo de discriminação, no Ceará, houve a entrega da Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrin).
“Podemos afirmar que a umbanda, como religião de matriz africana, materializa a raiz ancestral do povo africano em nossa cultura, saber e crença e, ao longo de quase 116 anos, vem resistindo enquanto uma importante instituição religiosa e que deve ser respeitada para que seus adeptos possam expressar sua fé sem nenhuma retaliação”, avalia Lia Gomes.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Identidade Cultural apresenta a trajetória da cantora Makem neste sábado
Autor: Ariadne Sousa / com Assessoria
Questão de Ordem aborda 10ª edição do Pint of Science em Fortaleza
Autor: Pedro Emmanuel Goes / com Assessoria