Notícias

Alece reconhece papel dos engenheiros civis para o desenvolvimento do Ceará

Por Márcia Feitosa
14/11/2024 20:05

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio - Foto: Marcos Moura / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou, nesta quinta-feira (14/11), o Dia Nacional do Engenheiro Civil, comemorado no dia 25 de outubro, durante sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio. A homenagem foi requerida pelo deputado Stuart Castro (Avante) e subscrita pelos deputados De Assis Diniz (PT), Davi de Raimundão (MDB) e Sérgio Aguiar (PDT).

Deputado Stuart Castro (Avante) foi o autor do requerimento da homenagem e responsável por presidir a mesa da sessão solene - Foto: Marcos Moura / Alece

O deputado Stuart Castro (Avante), que também é engenheiro civil, defendeu ser necessário reconhecer o valor e a importância da classe para o desenvolvimento e modernização da sociedade. O parlamentar citou grandes obras do Ceará, como a construção de pontes, açudes e até de toda a cidade de Nova Jaguaribara, para exemplificar as contribuições da categoria para o progresso do Estado.

“Esses profissionais atuam não apenas como construtores, mas como inovadores, tornando nossas sociedades mais sustentáveis e modernas. Os engenheiros civis atendem às necessidades do presente e do futuro e seguem deixando suas marcas na história do Brasil”, afirmou.

O deputado De Assis Diniz (PT) avaliou que a construção civil é a mola mestra do desenvolvimento econômico e que se ela vai bem,  a economia vai bem. “O açude Castanhão é exemplo de que o papel do engenheiro é essencial para o desenvolvimento. Quero parabenizar aos homens e mulheres que fizeram o Cinturão das Águas, o Porto do Pecém. Se pudemos fazer tudo isso, podemos fazer ainda mais e melhor”, ressaltou. 

Para o deputado Davi de Raimundão (MDB), com um trabalho incansável, os engenheiros civis emprestam sua visão inovadora para a transformação e construção do futuro do Ceará. “Estes profissionais são responsáveis por transformar ideias em realidade. Aproveitamos a oportunidade para reconhecer e valorizar a trajetória de muitos engenheiros civis que deixaram marcas na nossa história. Eles fazem nosso Estado mais seguro, moderno e acessível com suas contribuições materiais e humanas”, comentou.

Zezinho Albuquerque, secretário das Cidades do Ceará, ressaltou a dedicação dos profissionais de Engenharia Civil - Foto: Marcos Moura / Alece

O secretário das Cidades do Estado do Ceará, Zezinho Albuquerque, disse que a pasta é composta de muitos engenheiros e, por isso, percebe a dedicação dos profissionais para construir, fiscalizar e propor melhorias para o Estado. “Uma classe que fez a Transposição do Rio São Francisco e tantas grandes obras merecia homenagens todos os dias. Sabemos que sem a transposição, Fortaleza e a Região Metropolitana não teriam água. Eles estão de sol a sol acreditando em um Ceará cada vez melhor”, declarou. 

O engenheiro civil Roberto Wagner Leite Machado ressaltou que a classe ajudou a construir o Brasil. “Acredito muito na engenharia social, na engenharia pública. Batalhamos e criamos a Frente Parlamentar de Engenharia no Congresso Nacional. Precisamos ir à luta, confiar na nossa profissão para fazermos as coisas acontecerem. É preciso respeitar o piso salarial do engenheiro, criado em 1966, que é um direito nosso”, defendeu.

Durante a sessão solene foram homenageados com certificados Clerton Cunha Gomes, Mônica Holanda Freitas, José Leônidas de Menezes Cristino, Gabriel Maia de Andrade Júnior, Teodora Ximenes da Silveira, José Ilo de Oliveira Santiago, Roberto Wagner Leite Machado, Márcio Martins, Marcus Vinícius Nogueira Borges e Luciano Reis.

Também foram homenageados Joaquim Neto Beserra, Fernando Galiza, Joaquim Francisco de Sousa Neto, Geraldo Magela Souza Plutarco Lima, Francisco de Assis Oliveira, Raimundo Nonato Cordeiro Moreira, Thales Martins Marques, Felipe Neri Coelho, Raymundo Rômulo Aires Montenegro, Marcondes Herbster Ferraz e Alexandre de Vasconcelos Teixeira.

Estiveram ainda presentes na mesa da solenidade Mairton Santos de Sousa, vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Ceará (Crea-CE); e Teodora Ximenes da Silveira, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (Senge-CE).

Confira abaixo a íntegra da sessão solene: 

Edição: Geimison Maia

Veja também