Alece celebra o 10° ano de criação do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde da Uece
Por Ariadne Sousa25/04/2025 15:50 | Atualizado há 6 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemorou, na tarde desta sexta-feira (25/04), o 10° aniversário do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde da Universidade Estadual do Ceará (MPGES-Uece). Nas homenagens, foram ressaltados os impactos positivos que o curso trouxe para a saúde pública estadual.
A deputada Juliana Lucena (PT), autora do requerimento que originou a sessão, considera que o curso transformou e continua transformando a realidade da gestão em saúde pública em âmbito estadual e nacional. “Ao longo desses 10 anos, foi muito mais do que um curso de pós graduação, ele se consolidou como um espaço de formação crítica, inovação e de compromisso com o fortalecimento do sistema único de saúde (SUS) e essa história de sucesso, só é possível graças a pessoas que com dedicação, competência e sensibilidade ajudaram a construir esse legado”, apontou a parlamentar.
Em nome do Governo do Estado, o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Luciano Pamplona De Goes Cavalcanti, afirmou que muitos dos egressos do programa são gestores em saúde de entes municipais, como secretarias de saúde e coordenadorias de vigilância. “Isso engrandece muito a gestão pública do estado, isso fortalece muito a qualidade da nossa gestão, ter profissionais hoje habilitados, formados e titulados pela Universidade Estadual do Ceará”, declarou.
HOMENAGEADOS

Clarisse Maria Araújo Chagas Vergara, coordenadora do MEPGES agradece homenagem. Foto: Marcos Moura
Representando os agraciados, a coordenadora do MEPGES, Clarisse Maria Araújo Chagas Vergara, lembrou que o curso objetiva formar médicos capacitados para gestão de serviços e redes de saúde, com incorporação de conhecimento e práticas qualificadas nos três níveis de atenção à saúde. Além de instrumentalizar os profissionais para a produção de conhecimento científico e tecnológico voltados ao desempenho de qualificação profissional na área de gestão e saúde.
Segundo a coordenadora, de 2017 a 2024, foram registradas 193 defesas e dissertações em oito turmas, número que, para ela, demonstra o esforço de todos para a transformação da maturidade no curso. “São muitos avanços do MEPGES e uma ampla inserção e impacto na saúde coletiva, que nos trouxeram aqui para celebrar esses 10 anos e que venham muitos anos de contribuição do MEPGES e dos nossos egressos”, finalizou.
A coordenadora especial da Primeira Infância (CESPI) e docente do MEPGES, Lídia Andrade Lourinho, falou sobre os desafios que o profissional encontra em gestões da área da saúde, inclusive com relação ao treinamento do olhar voltado à perspectiva social. “Tudo que é produzido [no mestrado] reflete na saúde coletiva do estado do Ceará”, ponderou.
Entre os homenageados estão a idealizadora, primeira coordenadora do MEPGES e professora emérita da Uece, Maria Salete Bessa Jorge; a funcionária do MEPGES desde sua criação, Mairla Pitombeira de França Alencar; o vice-coordenador do MEPGES, Márcio de Oliveira Mota; a egressa de MEPGES e primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Sales Leitão; e a diretora do Centro de Ciências da Saúde na época da criação do MEPGES, Gláucia Posso Lima.
Receberam certificados da Alece ainda a docente Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão; o egresso do MEPGES e gestor da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS - Fortaleza), Josete Malheiro Tavares; e a docente do MEPGES e supervisora acadêmica do Curso e Diretora Científica da FUNCAP, Thereza Maria Magalhães Moreira.
A diretora de formação permanente da pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa da Uece, Janaina Andrade dos Santos, também esteve presente e participou da mesa da solenidade.
Confira abaixo a íntegra da sessão solene:
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade
Dia Nacional da Caatinga é tema do Questão de Ordem desta sexta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria