Notícias

Alece celebra 92 anos de história e conquistas do Ferroviário Atlético Clube em sessão solene

Por Gleydson Silva
05/05/2025 10:43 | Atualizado há 3 horas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Junior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou os 92 anos de fundação do Ferroviário Atlético Clube (FAC) em sessão solene na manhã desta segunda-feira (05/05), que contou com a participação de parlamentares e dirigentes do clube. O Tubarão da Barra, como também é chamado, completa 92 anos de fundação na sexta-feira (09/05).

A solenidade atendeu a requerimento deputado Sargento Reginauro (União), com subscrição dos deputados Bruno Pedrosa (PT), Carmelo Neto (PL), Antônio Henrique (PDT), Felipe Mota (União) e Queiroz Filho (PDT).

O deputado Sargento Reginauro (União), que presidiu a solenidade e é torcedor do Ferroviário, destacou a importância do esporte e a oportunidade que pode proporcionar para as crianças e para a juventude do País, e como o amor pelo futebol incentiva e influencia os jovens. O parlamentar, enfatizou a grandeza da “torcida coral” e enalteceu a influência que seu pai teve no seu amor pelo Tubarão da Barra. “Essa é uma homenagem ao meu saudoso pai, que incentivou a mim e aos meus irmãos, e ao nosso time do coração, que merece chegar cada vez mais longe no futebol nacional”, pontuou.

Para o autor do requerimento da homenagem, é preciso priorizar o crescimento do clube, por meio de investimentos, abrindo e aceitando as possibilidades que são possíveis para, futuramente, alçar novos voos no futebol brasileiro. “Em breve, queremos o Ferroviário subindo para série C, depois para a B, até chegar à elite do futebol nacional junto com os outros cearenses, fazendo bonito em todo País”, disse.

O ex-governador Lúcio Alcântara lembrou que sua ligação com o Ferroviário é antiga, desde sua adolescência, e teve a oportunidade, enquanto governador e em outros cargos que exerceu, de estar presente em diversos momentos importantes do clube. “Eu não estou aqui por acaso, mas por uma ligação histórica que eu conservo com o Ferroviário. Escrevi capítulos de livros sobre o time e faço questão de estar sempre acompanhando os acontecimentos, por mais que não vá mais ao estádio. Acredito que o nosso maior desafio hoje é inovar sem perder a tradição e a nossa base”, observou. 

O presidente do Ferroviário Atlético Clube, Aderson Maia Júnior, apontou os desafios que o clube enfrenta e as inovações que estão em andamento. Segundo ele, mesmo com a venda do clube para uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Ferrão continua sendo um time do povo, e isso não vai mudar. “Esperamos sempre o melhor para o Ferroviário. E mudanças são sempre necessárias, quando for para o bem do clube. Quando completamos 90 anos, fomos homenageados nessa Casa e depois ganhamos o título da série D do Brasileiro. Quem sabe depois desta homenagem também não vem algo bom por aí”, almejou.

Entre os homenageados estão ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara; os conselheiros do time José Airton de Oliveira, José Rego Filho, Valdir Queiroz Sampaio, Wilemar Rodrigues, José Tabosa de Lima Nogueira e José Airton Pereira. Também receberam homenagens José Airton Pereira, Antonia Irlenilda Araújo Pereira, Vicente Araújo e Saulo Robério Rodrigues Maia.

Outros nomes com forte ligação com o Ferroviário, e já faleceram, também foram homenageados, como Raimundo Estélio Nogueira Chagas (Mestre Estélio), representado por Cibele Chagas Mendes; Vanderlei Caetano Cruz, representado por Cleide Furtado Caetano; Antônio Lisboa Cacau, representado por Cassio Pinheiro Cacau; Glauco Holanda, representado por Rufino Neto; e Maria Ivone Nascimento Souza. O ex-presidente do Ferrão, entre 2011 e 2013, Vanderley Pedrosa também recebeu homenagem.

Participaram ainda da solenidade o assessor de assuntos institucionais do Ceará, Walter Cavalcante, representando o governador Elmano de Freitas; o secretário de Esporte de Fortaleza, Anderson Pinheiro, representando do prefeito Evandro Leitão; o vereador de Fortaleza Wander Alencar (Rede); o presidente do conselho deliberativo do time, Abdon Paula Neto; o diretor social, Flávio José de Sousa; e o diretor de patrimônio do clube, João Forta.

Você pode acompanhar a íntegra da sessão solene em homenagem aos 92 anos do Ferroviário Atlético Clube (FAC) na transmissão abaixo, do canal da Alece no Youtube.

Edição: Lusiana Freire

Veja também