Fim da escala 6x1 é defendida em solenidade em comemoração ao Dia do Trabalhador
Por Ariadne Sousa05/05/2025 19:13 | Atualizado há 4 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta segunda-feira (05/05), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração ao Dia do Trabalhador, celebrado na última quinta-feira (01/05). A cerimônia atendeu a requerimento do deputado De Assis Diniz (PT) e abordou temas como o fim da escala 6x1, fortalecimento dos direitos trabalhistas e justiça social.
Na ocasião, o parlamentar criticou a flexibilização das relações de trabalho, também chamada “uberização”, e defendeu o fortalecimento dos direitos trabalhistas. “Nós, que lutamos e brigamos enquanto representantes do movimento sindical, sabemos que há valores que não podem estar em uma mesa de negociação, principalmente quando esta mesa não tem a devida proteção e cabe aos que julgam, aos que governam, entender que defender e proteger está sempre no imaginário das suas decisões”, apontou De Assis Diniz.
Para o parlamentar, é importante entender que as transformações e avanços ocorridos ao longo dos anos exercem impacto na vida dos trabalhadores. Dessa forma, as políticas trabalhistas poderão evoluir de acordo com a realidade encontrada nas diversas categorias. “Cabe ao estado ser indutor do desenvolvimento, cabe ao estado criar estrutura que leve a um ciclo virtuoso da economia. Quando nós pensamos no momento econômico, o Brasil caminha para o pleno emprego. E esse pleno emprego precisa estar na mesma dinâmica do debate da redução da jornada de trabalho”, ponderou o deputado.
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7), Fernanda Maria Uchoa de Albuquerque, avaliou que o Dia do Trabalhador é uma data que, além de se destinar à celebração, propõe-se como um momento de reflexão a respeito do valor social do trabalho. “O mundo do trabalho está em constante transformação, a evolução tecnológica, os novos formatos de contratação e a expansão do trabalho por plataformas digitais impõe desafios regulatórios e éditos que não podem ser ignorados. Cabe a todos e a todas repensar essas estruturas […] e construir pontes entre o progresso econômico e a justiça social”, apontou a presidente do TRT7.
DADOS SOBRE A GERAÇÃO DE EMPREGO
O deputado Guilherme Sampaio (PT), líder do Governo do Estado na Alece, celebrou os bons resultados na economia nacional e estadual. Segundo ele, o Brasil gerou, nos últimos dois anos, 3,8 milhões de novos empregos e, em 2024, o Ceará criou mais de 60 mil novos postos de trabalho. “Nós estamos celebrando essa efeméride num momento em que, graças a esse protagonismo político do nosso povo, nós concluímos agora um período em que o salário mínimo volta a crescer acima da inflação e em que 90% dos acordos salariais são celebrados acima da inflação”, ressaltou.
Apesar disso, o parlamentar alertou para distorções que vêm ocorrendo nas relações entre patrões e empregados. “Celebramos o dia 1º de maio com o êxito de políticas desenvolvidas no âmbito dos nossos modelos, mas, ao mesmo tempo, com uma conjuntura muito desafiadora para a classe trabalhadora em função dessa ofensiva das elites dominantes de sempre”, finalizou Guilherme Sampaio.
Já o titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Antônio José Mota, representando o prefeito da Capital, Evandro Leitão, detalhou que o primeiro trimestre do ano de 2025 apresentou saldo positivo de 2.888 novos postos de trabalho com carteira assinada.
“Atualmente, Fortaleza lidera o estoque de empregos formais entre as capitais do Norte e Nordeste, totalizando 756.798 vínculos celetistas ativos”, completou. O gestor contou ainda que o setor de serviços segue sendo o que mais emprega, com 489.274 registros.
Em nome dos agraciados, o secretário de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores/as Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Joathan Magalhães, disse que a homenagem se estende a toda a classe trabalhadora e exaltou a categoria dos agricultores familiares. “Por dias melhores para a agricultura familiar, para que nós possamos cada vez mais ter as políticas públicas e desenvolvimento para o campo”, declarou.
Na lista de homenageados, estão ainda a presidente da Associação de Recicladores Amigos da Natureza de Bom Sucesso, Maria da Conceição da Silva Sousa; a agricultora familiar e agente comunitária de Saúde do município de Tamboril, Isabel Santos de Sousa; o presidente do Sindicato dos Motoristas de Aplicativo de Fortaleza e Região Metropolitana (Sindiaplic), Rui Robson Patrício Machado; e os servidores públicos Maria do Carmo Ferreira Araújo, José Lima Castro Júnior e Mardonio Botelho Filho.
Além desses, receberam certificados da Alece: Raimundo Martins Pereira; Cícera Maria Silva; Antônio Gilvan Mendes de Oliveira (in memoriam); Margarida Ravenna Guimarães Chaves e Raimundo Bonfim Braga.
Na mesa da cerimônia, estiveram ainda presentes secretário executivo da Articulação Política do Ceará, Antônio Carlos, representando o governador Elmano de Freitas; o presidente Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE), Will Pereira; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), Georgia Maria da Silveira Aragão; e a secretária de Organização da Central Única dos Trabalhadores do Brasil (CUT), Graça Costa.
Confira abaixo a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Na Alece Tem destaca atendimento do Ciadi com crianças com TEA e síndrome de Down
Autor: Wanessa Tavares/com Assessoria
Alô Alece entrevista o deputado Alysson Aguiar nesta terça-feira
Autor: Wanessa Tavares / com Assessoria