Oradores

Missias Dias cobra revisão de critérios do Plano Safra no Ceará

Por Narla Lopes
15/05/2025 11:53 | Atualizado há 5 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Missias Dias (PT) - Foto: Junior Pio

O deputado Missias Dias (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (15/05), a importância da audiência pública realizada na Casa para debater o Plano Safra no Estado.

“Foi um debate amplo, com a participação de parlamentares, prefeitos, vereadores, secretarias de agricultura e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Um momento importante para discutir o acesso dos agricultores cearenses às políticas públicas nacionais”, disse. 

O parlamentar parabenizou os organizadores do evento e alertou para falhas nos critérios de inclusão de municípios no Plano Safra. “De 181 municípios que aderiram ao plano, apenas 72 foram contemplados. Muitos ficaram de fora por causa de critérios ultrapassados e por falta de dados técnicos atualizados nos distritos”, sublinhou. 

Ele defendeu o uso de informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre outros órgãos, para garantir uma análise mais justa da situação de seca e da realidade do campo. O parlamentar criticou ainda o fato de agricultores serem penalizados por pequenas conquistas. 

“Não é justo excluir um agricultor do programa porque ele tem uma moto nova, um carro ou um cavalo. Precisamos mudar essa visão de que o agricultor tem que viver sempre na precariedade para ser reconhecido”, defendeu. 

Ele reforçou a necessidade de rever a metodologia de avaliação usada para liberação dos recursos. “O valor de R$ 1.200 anunciado não é suficiente. É preciso pensar em um apoio mais realista, considerando a perda total das safras em algumas regiões. Muitas vezes a chuva cai em excesso em um único dia, destruindo tudo, e isso não é levado em conta pelos órgãos responsáveis”, lamentou o deputado. 

Ele afirmou que o debate não se encerra com a audiência e garantiu que continuará trabalhando para assegurar a inclusão de todos os municípios cearenses no plano. “Nos comprometemos, no dia de ontem, a montar um grupo de trabalho para formalizar um documento e, no próximo dia 5, teremos um momento com o ministro do Desenvolvimento Agrário, que estará aqui no Ceará. Vamos apresentar esse documento, explicando: ‘Esses são os critérios e esses são os problemas que precisam ser alterados para que os agricultores do Ceará, do Nordeste e de todo o Brasil não sejam prejudicados’”, destacou.

Além disso, o deputado parabenizou os garis pelo seu dia, comemorado nesta sexta-feira (16/05), reconhecendo o trabalho essencial que desempenham para a sociedade. 

Em aparte, o deputado Cláudio Pinho (PDT) reforçou a fala de Missias Dias e cobrou sensibilidade dos órgãos responsáveis. “A chuva está caindo de forma desordenada, levando toda a produção dos agricultores. É preciso olhar para isso com mais atenção”, afirmou.

Edição: Lusiana Freire

Veja também