Cláudio Pinho destaca possibilidade de renovação do contrato de serviço da Enel
Por Giovanna Munhoz27/05/2025 12:08 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

O deputado Cláudio Pinho (PDT) cobrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (27/05), posicionamento do Governo do Estado quanto à renovação dos serviços da concessionária de distribuição de energia elétrica Enel Distribuição Ceará.
Segundo o parlamentar, durante reunião com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi informado que a Enel Distribuição Ceará já pode renovar os contratos de prestação de energia por mais trinta anos. “Não somos contra a Enel, mas queremos um serviço de qualidade. Durante a reunião, foram feitas diversas colocações, e nos foi informado que a decisão da renovação do contrato é firmada pelo Ministério das Minas e Energia”, afirmou.
Cláudio Pinho explicou a necessidade de buscar a opinião do povo, ouvir a população e entender o posicionamento do Governo do Estado. “Se a decisão da renovação vem do Governo Federal e o Governo do Estado é aliado, não entendo porque ainda não tivemos um posicionamento. É preciso buscar o ministério, o presidente Lula, conversar e oficializar um posicionamento”, apontou.
O deputado lembrou também a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) que investigou irregularidades e abusos praticados pela distribuidora de energia. “Essa CPI foi assinada por todos os 46 deputados da Casa. Ficaram claros os abusos da Enel. Agora precisamos agir, mas o que aconteceu foi que o Governo Federal baixou um decreto que permite a renovação do contrato com a empresa de energia, que só aconteceria em 2028, para este ano”, lamentou.
Cláudio Pinho frisou ainda que recebeu diversas denúncias de cidadãos sobre irregularidades na conta de energia. “Muitos estão recebendo uma cobrança em suas contas vinda de uma associação. É uma cobrança de dois reais, mas de um local que as pessoas não se inscreveram e não conhecem. Quando procurada pelo povo, a Enel afirma que é preciso entrar em contato com a associação citada na conta. Isso é um absurdo, é um escândalo”, assinalou.
O parlamentar reiterou a importância de buscar de forma mais efetiva a experiência da população com a empresa de energia. “Além de ouvir a voz do povo, precisamos saber qual o posicionamento do Governo do Estado quanto à renovação desse contrato”, disse.
Em aparte, os deputados Antônio Henrique (PDT) e Agenor Neto (MDB) lamentaram problemas recorrentes causados pela Enel Distribuição Ceará aos usuários.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Simão Pedro cobra mudanças no Garantia-Safra e anuncia novas ações da Unipace
Autor: Narla Lopes
Bruno Pedrosa comenta atividades realizadas em municípios cearenses
Autor: Ricardo Garcia