Notícias

Qual é o Tom do Ceará conta a história do cantor Juruviara

Por Lincoln Vieira
25/04/2025 10:18 | Atualizado há 12 horas

Compartilhe esta notícia:

O programa Qual é o Tom do Ceará, da rádio Alece FM (96,7 MHz), recebe neste sábado (26/04) o cantor e compositor Juruviara, que compartilha um pouco de sua história na música cearense.

O artista iniciou carreira musical em 1999. Ele se apresentava tocando solos de violão e guitarra. A sua influência na música é o forro raiz devido à infância vivida no interior. Em Fortaleza, Juruviara teve forte atração pelo rock. Atuou como guitarrista da banda Tora Bora, onde participou do cenário rock metal da cidade, entre os anos de 2003 a 2007.

O músico também tem como referências os artistas Raimundo Fagner, Xangai, Ednardo, Rodger Rogério, Geraldo Azevedo e Elomar. Além de outros nomes como Milton Nascimento, Beto Guedes e Toninho Horta.

Apenas em 2005, Juruviara se interessa a compor. O despertar resultou na canção que faz parte do seu primeiro álbum, intitulado “Me Perder Me Faz Andar”, gravado em 2012, a música “Vento Rasteiro”. O álbum reúne canções de várias épocas com influência do baião e do rock. 

Após dois anos na Europa divulgando seu trabalho, Juruviara voltou ao Brasil e formou o grupo “Os Cabra”. Naquele ano, o músico conquistou o 4º lugar no Festival Nacional da Canção em Paracatu, Minas Gerais, com a música “Carreira de Caninana”. Em 2015, com a música “Vento Rasteiro”, alcançou a 2º lugar no primeiro trabalho solo no Festival de Canções do Cuca da Barra, da Prefeitura de Fortaleza. No mesmo evento, Juruviara foi consagrado como o melhor intérprete.

E em 2020, o cantor foi finalista do II Festival de Música da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) com a canção “Asa” selecionada entre 364 músicas. 

O programa Qual é o Tom do Ceará vai ao ar todos os sábados, a partir das 12h, e é produzido e apresentado pela jornalista Ian Gomes.

Edição: Lusiana Freire

Veja também