Missias Dias defende fortalecimento do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência
Por Luciana Meneses20/05/2025 11:41 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

O deputado Missias Dias (PT) defendeu o fortalecimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) durante sua fala no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desta terça-feira (20/05).
O assunto foi debatido em audiência pública na última segunda-feira (19/05), pela Comissão de Educação de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Casa. Na ocasião, foram apresentados os principais desafios do programa. “Fizemos uma grande audiência pública com aqueles que fazem a educação no Ceará e comprovamos como esse programa é necessário e precisa ser fortalecido. Mais recursos são necessários para aumentar o número de bolsas, e isso só pode ser possível se esse programa for transformado em política de Estado”, explicou o parlamentar.
Missias Dias enalteceu o programa de qualificação dos professores e professoras e como o Pibid vem transformando a vida de tantos jovens. “Desde 2007, o Pibid atendeu 400 mil jovens por meio de bolsas de qualificação. Em 2024, foram mais 2 mil bolsas no Ceará. Por isso defendemos tanto, pois acreditamos nesse caminho para aqueles que sonham em se tornar professores e professoras”, elogiou.
O deputado aproveitou ainda seu pronunciamento para comemorar a redução dos índices de pobreza e extrema pobreza no Ceará. Segundo ele, mais de 600 mil cearenses superaram a pobreza. “Precisamos reduzir a desigualdade social do Ceará e, para isso, necessitamos de governos comprometidos com a garantia da dignidade e oportunidade para todos. Aqui o Ceará Sem Fome é um exemplo de política que, integrada a outras ações, cria um ambiente favorável para mudarmos a realidade de tanta gente que precisa”, comemorou.
Em aparte, o deputado Agenor Neto (MDB) afirmou que os resultados positivos representam o compromisso de uma gestão que trabalha no presente e para o futuro. “São várias ações que contribuem para mudarmos a realidade de muitas famílias por meio da educação, saúde, cultura, geração de emprego e renda e com a erradicação da fome”, avaliou.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Nizo Costa exalta Ceará Sem Fome no atendimento a famílias cearenses
Autor: Narla Lopes
Bruno Pedrosa destaca redução dos índices de pobreza no Estado
Autor: Giovanna Munhoz