Oradores

Cláudio Pinho analisa possibilidade de candidatura de Ciro Gomes ao Governo

Por Ricardo Garcia
20/05/2025 11:44 | Atualizado há 18 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Cláudio Pinho (PDT) - Foto: Júnior Pio

O deputado Cláudio Pinho (PDT) comentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (20/05), sobre a possibilidade de o ex-ministro Ciro Gomes ser candidato ao Governo do Estado em 2026.

Segundo o parlamentar, embora negue a princípio a candidatura, Ciro Gomes já teria sinalizado positivamente para a possibilidade caso o seu nome se mostre o mais competitivo para disputar a chefia do Executivo estadual contra a candidatura do atual governador, Elmano de Freitas.

“O Ciro Gomes não foge ao debate e, se o cearense entender que ele é o melhor candidato para enfrentar o governador Elmano, ele vai estar à disposição do povo”, apontou o deputado.

Para Cláudio Pinho, é natural que forças políticas conversem em prol de uma candidatura. “Temos muitas divergências ideológicas no grupo da oposição, mas temos algo muito maior do que essas divergências, que é o interesse em salvar o Ceará”, assinalou.

O deputado também demonstrou preocupação com o projeto de lei 39/25, do Poder Executivo, que tramita na Alece e que cria o Hospital e Maternidade da Polícia Militar do Ceará José Martiniano de Alencar (HPM). “Sabemos que, com a passagem desse equipamento para a Polícia (Militar), teremos uma restrição de leitos. O impacto social será forte, e temos que fazer essa cobrança, porque a população cearense precisa saber o que vai acontecer com esse hospital”, ressaltou.

Em aparte, o deputado Felipe Mota (União) destacou que a democracia se faz pela construção de ideias e de projetos políticos divergentes, defendendo a legitimidade de uma eventual candidatura do ex-ministro Ciro Gomes ao Governo do Estado. “Nada vai ser decidido antes de uma definição nacional, mas já temos uma figura nacional, que poderia ser um candidato a presidente da República, se colocando à disposição para salvar o Ceará. As pessoas precisam respeitar o processo de cada grupo político”, salientou.

De acordo com o deputado Sargento Reginauro (União), grandes forças políticas da oposição estão se aliando e articulando alternativas para o Estado. “Não dá para ver o Ceará continuar entregue nas mãos da criminalidade, que é o que acontece na gestão petista”, avaliou o parlamentar.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também