Oradores

Guilherme Sampaio ressalta avanços na saúde pública e ampliação de leitos

Por Giovanna Munhoz
20/05/2025 11:57 | Atualizado há 17 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Guilherme Sampaio (PT) - Foto: Júnior Pio

O deputado Guilherme Sampaio (PT) salientou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (20/05), que o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar permanece com todos os serviços disponíveis para a população.

O parlamentar explicou que apenas 30% dos leitos serão destinados para atendimento aos militares, totalizando 24 leitos exclusivos para a categoria. “A unidade não vai deixar de atender a população. As cirurgias, exames, maternidade, além de funcionários, permanecem. A população não será prejudicada”, apontou.

Guilherme Sampaio assinalou que, nos últimos anos, o Governo do Estado ampliou a rede de saúde pública em mais de 400 leitos. “O Hospital Universitário, recém-construído, também dispõe de muitos novos leitos e serviços diversos para a população”, disse.

O deputado frisou ainda a descentralização dos serviços de saúde com a criação dos hospitais regionais em Jaguaribe, Sobral, Cariri e Sertão Central. “A descentralização da saúde é que diminui as filas de exames e cirurgias. Atualmente, alguns hospitais regionais realizam cirurgias e tratamentos, desafogando a capital e proporcionando melhorias para os cearenses”, afirmou.

O parlamentar salientou também a importância de valorizar os militares na busca de melhorias, como a destinação de alguns leitos para atendimento da categoria. 

Ainda durante seu pronunciamento, Guilherme Sampaio comentou sobre a saída da ex-secretária da saúde de Fortaleza, Socorro Martins. “Ela sai para dar continuidade a projetos pessoais, e deixo meu agradecimento pelo trabalho feito por ela. Fortaleza vai contar com Riane Azevedo para dar continuidade ao projeto da saúde”, disse.

Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) ressaltou a importância dos hospitais regionais e do fortalecimento das políticas de descentralização da saúde. O deputado Bruno Pedrosa (PT) comemorou a destinação de leitos para os profissionais militares e o fortalecimento da saúde pública através de ações do Governo do Estado.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também