Dra. Silvana denuncia "bloqueio hormonal" em crianças e classifica como crime contra a saúde
Por Narla Lopes12/03/2025 13:21 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

A deputada Dra. Silvana (PL) informou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (12/03), que tomou conhecimento de uma portaria do Ministério da Saúde do Governo Federal que autoriza, de forma experimental, o "bloqueio hormonal" em crianças de “9 ou 10 anos de idade”. Para a deputada, isso é um crime contra a saúde dessas crianças.
"Estamos vendo a liberação de um bloqueio hormonal para crianças, o que pode causar sérios problemas de saúde, como retardo do crescimento ósseo, problemas cognitivos, depressão e outros distúrbios metabólicos, tudo em nome de uma interrupção artificial de sua biologia, apenas porque acreditam ser trans”, disse, acrescentando que serão destinados R$ 152 milhões até 2028, a política chamada Programa de Atenção Especializada à Saúde da População Trans (Paes Pop Trans), enquanto pessoas com doenças graves, como câncer, aguardam por tratamento.
Como médica, Dra. Silvana afirmou que está denunciando a situação à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e que, em nível federal, os deputados André Fernandes (PL-CE) e Doutor Jaziel (PL-CE) também estão preparando um requerimento conjunto para questionar e buscar a revogação dessa medida.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Deputados estaduais discutem temas relativos a segurança e isenção de tarifa de esgoto na ordem do dia desta quinta
Autor: Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes, Lincoln Vieira.
Deputados fazem reclamações e elogios durante a ordem do dia da sessão desta quarta
Autor: Guilherme de Andrade e Lincoln Vieira