REVISTAS E PERIÓDICOS

2020 - REVISTA CIENTÍFICA SEGURANÇA EM FOCO - SSPDS

Data 02/01/2023
Downloads 2323
Tamanho do Arquivo 14.37 MB
A importância de registrar e comunicar o resultado de pesquisas científicas atuais, na área de segurança pública, com a finalidade de suscitar indispensáveis debates, comprova-se com a necessidade desta segunda edição da Revista Segurança em Foco. Além de ser um excelente veículo para clarificar e depurar os resultados encontrados, a publicação os dissemina entre cientistas e demais profissionais da área. Por meio de diversos artigos fundamentais, articulando um pensamento completo sobre segurança e explorando situações e teorias que produzem o alicerce para garantir decisões regulares e planejadas, esta Revista também colabora, de forma preventiva, para as ações de segurança no Ceará.

TÁ VALENDO - POR ONDE EU ANDEI

Data 02/01/2023
Downloads 2468
Tamanho do Arquivo 40.30 MB
Há mais de uma década trabalhando em prol do ensino, da pesquisa e da formação profissional, principalmente na Região do Vale do Jaguaribe e do Litoral Leste cearense, o Instituto Vale do Jaguaribe – IVJ - formulou uma parceria com a Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ- que teve como fruto um programa audiovisual apresentado pelos estudantes do ensino médio e da graduação da Faculdade FVJ. O programa “Tá valendo” retrata a relação da juventude com o mercado de trabalho, valoriza e incentiva o protagonismo estudantil e tem como principal objetivo interagir com os diversos segmentos da região. Agora, um novo produto nasce da relação desses jovens com as entidades de apoio: a publicação da Revista Eletrônica Homônima. Com periodicidade semanal, a Revista, também, vai além dos limites da faculdade, disseminando informação e conhecimento, incentivando jovens a superar as fronteiras do que acreditavam ser possível dentro da condição de estudantes. Faz-se necessário falar de arte, das nossas belezas naturais, de música, mas, também, gerar debates entre o científico e o popular e entre outros olhares antagônicos que fazem o mundo melhor. Abordar os fatos do cotidiano do Vale do Jaguaribe, mas, também, temas polêmicos, exercitando a construção de um senso crítico nos jovens cidadãos e nos novos leitores que tal publicação há de atrair.

CATÁLOGO DE PUBLICAÇÕES INESP 2013 - 2015

Data 02/01/2023
Downloads 2344
Tamanho do Arquivo 13.48 MB
O Catálogo de Publicações do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará - Inesp constitui um esforço desta Casa Legislativa em compilar o acervo de informações, disponibilizado nas Edições Inesp, no triênio 2013-2015, permitindo o acesso da população ao conhecimento de temas importantes para a história, a evolução e o futuro desenvolvimentista do estado do Ceará; e, também, oferecer aos parlamentares, de forma sistematizada, informações relevantes e necessárias à atividade parlamentar. É importante destacar que o referido Catálogo alcança uma diversidade de assuntos relacionados a diversas áreas do conhecimento, seja no campo legislativo, jurídico, educacional, histórico, biográfi co e outros, contemplando variados tipos de publicações como cartilhas, relatórios, periódicos, folhetos, livros, manuais.

2016 - REVISTA MULHERES & LETRAS UM BINÔMIO NOTÁVEL Nº 3

Data 02/01/2023
Downloads 2531
Tamanho do Arquivo 101.36 MB
O número 3 da Revista Mulheres & Letras. Trata-se de uma publicação que reúne a produção das componentes da Academia Feminina de Letras do Ceará (AFELCE), cuja qualidade dos trabalhos é reconhecida pelos cearenses, como evidenciam os números anteriores da publicação.“A vida é uma tarefa que não pode ser dividida com ninguém”. Remetendo à frase da célebre escritora cearense Rachel de Queiroz, os textos que os leitores acompanharão, nas próximas páginas, celebram a vida em suas diferentes dimensões. Em conjunto, eles se adensam e nos convidam à reflexão sobre os variados temas que compõem a dimensão humana.Temos a convicção de que a Revista Mulheres & Letras manterá sua trajetória vigorosa, oferecendo perspectivas femininas sobre diversos temas, bem como fonte de inspiração para as mulheres cearenses – tanto no escrever quanto no viver.

2013 - REVISTA MULHERES & LETRAS UM BINÔMIO NOTÁVEL Nº 1

Data 02/01/2023
Downloads 2480
Tamanho do Arquivo 94.99 MB
Foi com imensa alegria e orgulho que a Assembleia Legislativa do Ceará aderiu aos esforços da Academia Feminina de Letras do Ceará - AFELCE, por intermédio da gráfica do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará – INESP, para editar a Revista Mulheres e Letras, oportuna iniciativa dessa importante associação de mulheres, que favorece a divulgação da produção literária de talentosas escritoras cearenses, enriquecendo a cultura do Ceará, descortinando novas prosas e versos para o deleite dos amantes da boa leitura. O Ceará tem se destacado no cenário cultural literário brasileiro desde Rachel de Queiroz: tradutora; romancista; jornalista; escritora; poeta; cronista prolífica; e destacada dramaturga, sendo a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, passando, dentre tantas outras, pelos talentos de Ana Cristina Moraes, Ana Miranda, Emília Freitas, Giselda Medeiros, Geraldina Amaral, Joyce Cavalcante, Katiusha de Moraes, Márcia Theóphilo, Myria do Egito, Natércia Campos, Socorro Acioli, Tércia Montenegro, Rita de Cássia Araújo, Virna Teixeira e da nos- sa pequena notável, irrequieta e criadora escritora e jornalista maior Adísia Sá.

2014 - REVISTA MULHERES & LETRAS UM BINÔMIO NOTÁVEL Nº 2

Data 02/01/2023
Downloads 2503
Tamanho do Arquivo 76.26 MB
A Academia Feminina de Letras do Ceará - AFELCE, mais uma vez, está premiando o público leitor cearense, amante da boa leitura, com suas crônicas, poesias, entrevistas e seus artigos, lançando o número 2 da Revista Mulheres & Letras, e sobre à qual temos o prazer, o merecimento de fazer uma apresentação como Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Os artigos, os poemas e todo o conteúdo literário, que figuram neste espaço dedicado à cultura, trazem, em seu bojo, a linguagem carinhosa e dócil, tão peculiar à mulher cearense, que nos fazem testemunhas da veia literária de suas autoras.

2019 - CARTILHA HISTÓRICO DA DIVISA CEARÁ - PIAUÍ

Data 02/01/2023
Downloads 9665
Tamanho do Arquivo 5.36 MB
O litígio por limites entre Ceará e Piauí, pendente de solução por décadas, envolve um território de aproximadamente 3.000 km², na Serra da Ibiapaba, conhecido como Cerapió e Piocerá. O Projeto Atlas de Divisas busca atualizar tecnicamente cada limite, utilizando geotecnologias modernas. Respeita também as questões culturais e administrativas, a lei de criação de cada município, além de realizar Audiências Públicas nas Câmaras Municipais das macrorregiões administrativas do Estado.

2008 - CAMPANHA DA FRATERNIDADEFRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA FAMÍLIA

Data 02/01/2023
Downloads 2942
Tamanho do Arquivo 285.34 KB
Lutar pela vida tem sido o mais lúcido caminho da humanidade. Privilégio esplêndido que a natureza nos concede, o ser humano é o único animal que tem consciência da vida e a pode usufruir com plenitude racional. Cientes da finitude física, acalenta-nos a esperança da transcendência para o sobrenatural e, por isso, a religião tem um papel tão importante em nossas vidas. Entendendo que, quando a Igreja propaga o tema FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA, está dando um sentido abrangente de preservação a todas as formas de vida ameaçadas pelos insensatos do mundo.

RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2013 - 2014 - ASSESSORIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS

Data 02/01/2023
Downloads 2414
Tamanho do Arquivo 2.78 MB
O presente Relatório é a estratégia de prestar contas sobre os produtos e serviços consolidados das Políticas Públicas sobre Drogas no Estado do Ceará nos últimos dois anos, resultado direto da dedicação de um grupo pequeno que, com muita fé e esforço, compreendeu a razão sagrada da sua maior missão: cuidar do outro.

2001 - CPI DO FUNDEF - VITÓRIA DA SOCIEDADE

Data 02/01/2023
Downloads 4466
Tamanho do Arquivo 696.63 KB