Conheça os programas da TV Assembleia

A TV Assembleia é um canal de diálogo entre o Poder Legislativo e a sociedade. A emissora oferece ao povo cearense um instrumento de comunicação objetivo para acompanhar o dia a dia do parlamento estadual e o trabalho dos deputados.

Atividades Legislativas

SESSÃO PLENÁRIA

O trabalho dos parlamentares no Plenário Treze de Maio, com transmissão diária e em tempo real, garantindo transparência na atuação de seus representantes. Debates, pronunciamentos, deliberações, análises e aprovação de projetos que dão origem às Leis. 

Exibição: De terça a sexta feira, às 9h00.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Temas de interesse da população cearense são debatidos com especialistas de várias áreas. Os parlamentares pautam as discussões e buscam soluções para problemas comuns entre vários setores da sociedade.

COMISSÕES TÉCNICAS

Nas comissões técnicas, os deputados avaliam, debatem, questionam e votam de forma preliminar os projetos de lei que serão levados ao Plenário. Os legisladores oferecem seu parecer técnico sobre os assuntos mais relevantes para o povo cearense.

SESSÕES SOLENES

A Assembleia também é espaço de reflexão e homenagens. Entidades, instituições públicas e privadas e personalidades são celebradas nesse formato de solenidade promovido pelo Parlamento Estadual.

Jornalísticos

JORNAL ASSEMBLEIA

Telejornal diário que mostra as principais notícias do Poder Legislativo e os fatos que marcam as principais decisões políticas. Destaca as deliberações do plenário e acompanha todas as atividades da casa. Também faz a cobertura dos fatos relevantes para sociedade cearense, com reportagens nas áreas de economia, política, cidadania e responsabilidade socioambiental. 

Exibição: De segunda a sexta-feira, às 18h50.

PRIMEIRO EXPEDIENTE

É o primeiro noticiário do dia e antecipa os assuntos que vão ser tratados no Legislativo Cearense. Além das reportagens, entrevistas ao vivo com os personagens dos assuntos que são destaque na Assembleia e no Estado. Parlamentares e representantes da sociedade civil falam sobre projetos em pauta. 

Exibição: De segunda a sexta-feira, às 8h30.

MINUTO ASSEMBLEIA

Em formato de plantão, entra a qualquer momento, de qualquer lugar da Assembleia. Informações rápidas, antecipando os principais acontecimentos.

MUNICIPAL

Matérias de alcance regional ou séries especiais de reportagens realizadas pela equipe de jornalismo da TV Assembleia são exibidas durante a programação.

Exibição: não definido / programa exibido sob demanda.

 

ENTREVISTAS

QUESTÃO DE ORDEM

Aborda política, economia, atualidades, cultura e cidadania. É um programa de entrevistas com deputados, autoridades e personalidades sobre os mais variados temas voltados para os interesses do Ceará. Apresentação : Renato Abreu.

Exibição: De terça a sexta-feira, às 19h30, com reprise às 07h20.

MULHERES NO PARLAMENTO

Programa de entrevistas com deputadas, empresárias, líderes de movimentos sociais e outras mulheres que representam todas as cearenses. Mostra a importância da participação feminina em vários setores da sociedade. Apresentação : Silvana Frota.

Exibição: Quintas-feiras, as 20h30.

PLENÁRIO ESPORTIVO

Um programa plural, abordando todos os esportes, nos âmbitos cearense, brasileiro e mundial. Apresentado e comentado por jornalistas especialistas em cobertura esportiva no estado do Ceará. Produção da MT Video.

Exibição: Segundas-feiras, às 19h30.

UM LUGAR DE FALA

Apresentado e mediado por mulheres jornalistas, com um debate descontraído com convidados e convidadas que abordarão temas de interesse do público feminino e de relevância social. Questões de gênero, política, economia, inclusão, acessibilidade, ciências serão abordadas semanalmente. Produção da TV Assembleia.

Exibição: Segundas-feiras, às 9h15

 

Documentários

DOC ESPECIAL

Documentários especiais que registram o cotidiano e peculiaridades de pessoas e grupos sociais. "O Caldeirão do Beato José Lourenço", "A História do Futebol Cearense", "Jurema - Terra de Pescador", "Máquina de Um Tempo", "Plantadas na Fé", "Heranças Preciosas", "Aldeia do Saber" são alguns deles. Vale destacar a presença desses documentários em festivais no Brasil e em outros países.

REPÓRTER ASSEMBLEIA

Programa jornalístico-documental que trata dos mais variados temas de interesse da sociedade. Tem o objetivo de levar conhecimentos e possibilitar reflexões que possam contribuir para um mundo melhor para todos.

PERFIL

A vida e a obra de cearenses ilustres são contadas em documentários biobibliográficos. Lauro Maia, Raymundo Cela, Rodolpho Teóphilo, Quintino Cunha, Chico Albuquerque, Emiliano Queiroz e tantos outros grandes nomes das artes, da educação e da história do Ceará já fazem parte do acervo do programa Perfil.

COLECIONADORES

Apaixonados por suas coleções, a série documental mostra coleções de selos, relógios, discos, jeeps e até espadas do tempo do império. Objetos que contam histórias e traduzem quem é o colecionador. O programa apresenta duas temporadas de sete episódios bem interessantes para quem coleciona ou para quem deseja colecionar.

MORAR DIAS

Casas antigas de estilos diferenciados e em bom estado de preservação são o objeto da série documental "Morar Dias". Arquitetura, história e resgate da memória de misturam em cada episódio.

 

ARQUIVO.DOC

O Arquivo.Doc revisita produções históricas produzidas.

 

Cultura

IDENTIDADE CULTURAL

Programa que dá visibilidade aos artistas, fortalece movimentos culturais da cidade e do interior e mostra o melhor das manifestações artísticas do Ceará e do Nordeste. Entretenimento e informação para quem aprecia as belezas e a riqueza da cultura regional. 

Exibição: Sábados, 21h.

CABECEIRA

Segmento dedicado inteiramente à Literatura. Lançamento de livros de escritores cearenses e nacionais que escrevem sobre prosa, verso, novela, romance ou ficção. Originalmente ambientado na Biblioteca César Cals (na Assembleia), também pode se deslocar para livrarias e eventos literários. 

Exibição: às terças-feiras, 19h20.

SIGA-ME

Seu foco é nas exposições de artes plásticas que estão acontecendo na cidade, visita museus e prédios históricos, mostrando sua estética e sua arte. Pensado para difundir os artistas plásticos, fotógrafos, artesãos e os lugares  contam nossa história por meio da arte concreta ou abstrata.

EM CENA

Teatro, dança, circo e performances. É um programa de entrevistas dedicado às artes cênicas no Ceará. Artistas, diretores, produtores, cenógrafos e outros profissionais da área falam sobre seu trabalho e mostram o talento que os conduz ao palco, com o drama ou com a comédia. 

Exibição: às quintas-feiras, 19h20.

ALCANCE ENEM 

Curso preparatório para acesso ao Ensino Superior, objetivando aprimorar o aprendizado dos jovens que estejam cursando o 3º ano do ensino médio ou concluíram. 

Exibição: As aulas presenciais acontecem aos sábados, das 8:00h e 12h30min, no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, transmitidas ao vivo e reprisadas durante a semana pela TV Assembleia.

 

Produções

ASSEMBLEIA A SERVIÇO DA CIDADANIA

Programete onde especialistas convidados dão dicas sobre cidadania, economia, vivência corporativa e demais assuntos. Produção da TV Assembleia.

PARA TUDO, UMA POESIA

Programete produzido pelo poeta e escritor Gylmar Chaves, tem o intuito de difundir a produção poética cearense e de seus autores e autoras ou convidados e convidadas, principalmente dos que necessitam de direitos sociais mais básicos, escolhidos através de pesquisa e/ou indicações. Produção da TV Assembleia.

PONTO CEGO

Ponto Cego: existe vida para além da escuridão - Programa pioneiro, onde a apresentação e reportagem são realizadas por apresentador e repórteres todos cegos, voluntários atendidos pelo Instituto dos Cegos do Ceará. Aproximando o Parlamento da sociedade cearense, promovendo a inclusão social e o diálogo com a população. Produção da TV Assembleia.

DICA DE HOJE

Programetes de curta duração, onde profissionais e especialistas dão dicas variadas, orientando o público sobre diversos assuntos. Produção da TV Assembleia.

BRASIL MUSICAL

Mostra clipes e shows, contando detalhes sobre a carreira de músicos ou grupos musicais brasileiros. Apresentado por Simone Pontes. Produção da MT Video.

FORTALEZA ANTIGA

Narcélio Limaverde “vai lembrando e vai contando” os causos e histórias, da Fortaleza Antiga. Produção da MT Video.

ESSE É O NOSSO CEARÁ

Cada programa é diferente: é ambientado em um município diferente do Ceará. Mostra as belezas, curiosidades e pessoas, com foco naquela cidade cearense. Produção da MT Video.

JUDICIÁRIO EM EVIDÊNCIA

Produzido pela Assessoria de Comunicação Social do TJCE, o Judiciário em Evidência mostra as atividades do Poder Judiciário Cearense.

ACONTECE TV - TCE

Produzido pela Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, o programa Acontece TV mostra as atividades do órgão.