Notícias

Documentário especial “A Confederação do Equador no Ceará” estreia na Alece TV

Por Pedro Emmanuel Goes / com Assessoria
23/08/2024 14:29 | Atualizado há 7 meses

Compartilhe esta notícia:

A Alece TV (canal 31.1) exibe, neste sábado (24/08) às 20h, o documentário “A Confederação do Equador no Ceará”, produzido pelo Núcleo de Documentários da emissora. A produção se debruça sobre uma das revoltas mais emblemáticas da história do Brasil e que em 2024 completa 200 anos. 

O documentário “A Confederação do Equador no Ceará” traz falas de historiadores e escritores que se dedicaram aos estudos sobre a revolução, destacando a importância e os impactos do movimento separatista. A produção possui trechos gravados no Passeio Público, palco do fuzilamento de alguns confederados. 

O ano era 1824 e o cenário político brasileiro entrava em ebulição. Nas províncias do Norte, hoje Nordeste do país, eclodiu um movimento separatista com o objetivo de se desvencilhar do autoritarismo e da política centralizadora de Dom Pedro I. A dissolução da Assembleia Constituinte, em 12 de novembro de 1823, pelo monarca, foi considerada um dos estopins para a revolta que aconteceu no ano seguinte.

Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, Pereira Filgueiras e Padre Mororó são nomes importantes da Confederação do Equador no Ceará e suas atuações são destacadas na produção.

O documentário foi produzido e roteirizado pela jornalista Ana Célia de Oliveira. A sonorização é da coordenadora do Núcleo de Documentários, Angela Gurgel. A edição e as artes foram feitas por Daniel Cardoso. As imagens são de Cristiano Freitas (MT Vídeo), Marcelo Alves e Salomão Costa. A direção das passagens é de Vinicius Augusto Bozzo. Charles Ciríaco e Ronald Martins (MT Vídeo) foram responsáveis pelo áudio e assistência de câmera.

Após a exibição na programação da Alece TV, o documentário também estará disponível no perfil da emissora no Youtube.

Edição: Clara Guimarães

 

Veja também