Papel dos profissionais de psicologia na sociedade é reconhecido em solenidade na Alece
Por Guilherme de Andrade26/08/2024 20:00 | Atualizado há 8 meses
Compartilhe esta notícia:

O Dia Nacional do Psicólogo e os 50 anos do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram celebrados em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na noite desta segunda-feira (26/08), no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes.
A solenidade atendeu a requerimento dos parlamentares Larissa Gaspar (PT), Guilherme Sampaio (PT) e Renato Roseno (Psol), com coautoria de De Assis Diniz (PT).
Larissa Gaspar falou da alegria de poder realizar a solenidade em reconhecimento ao Dia do Psicólogo e aos 50 anos do Curso de Psicologia e ressaltou a importância dos profissionais. “Essa profissão nos dá muita admiração, porque ajuda as pessoas a conhecerem a si mesmas, a se entenderem, a encontrar ali quais são as suas possibilidades, quais são os seus desafios. Então, é através da psicologia que a gente se descobre e também passa a se relacionar de uma forma melhor para o mundo”, enfatizou.
A parlamentar lembrou ainda a importante atuação dos psicólogos durante a pandemia da Covid-19. Segundo ela, “os profissionais também tiveram um papel fundamental e foram muito demandados e sobrecarregados nesse período que nós enfrentamos recentemente, que foi a pandemia do Coronavírus.”
Renato Roseno, por sua vez, cobrou uma melhor remuneração dos psicólogos e afirmou que “há a necessidade de cuidar de quem cuida”. “Nós sabemos que esses profissionais, até hoje, apesar da enorme contribuição que dão à proteção e ao cuidado, estão sendo muito mal remunerados, não tendo ainda o acerto, por exemplo, de piso e carga horária definidos”, pontuou.
Durante a solenidade, foram homenageados com certificados Ângela de Alencar Araripe; Alessandra Silva Xavier; Adriana de Alencar Gomes Pinheiro; Cristiane Santos de Souza; Cássio Adriano Braz; Cezar Wagner de Lima Góis; Gabriela Melo Paiva; Leonardo Araújo Lima; Luciana Medeiros Oliveira; Mykaella Cristina Antunes; Natalia de Sousa Martins; Niveamara Sidrac Lima; Raimunda Felix de Oliveira; Veriana de Fátima Rodrigues; Verônica Morais Ximenes e Weydja Josefa Granja.
Além destas pessoas, alguns grupos também foram homenageados: Fórum Cearense da Luta Antimanicomial, representado por Núbia Dias Costa; Grupo de Pesquisas e Intervenções Sobre Violência e Exclusão Social e Subjetivação (Vieses/UFC), representado por João Paulo Pereira; Núcleo de Psicologia Comunitária (Nucom/UFC), representado por Verônica Morais Ximenes e Cézar Wagner; e o Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas Sobre a Criança (Nucepe/UFC), representado por Angela Pinheiro.

Professora Alessandra Silva Xavier agradece em nome dos homenageados. Ao lado os professores Cássio Adriano Braz e Angela Pinheiro. - Foto: Máximo Moura
A professora Alessandra Silva Xavier, ex-aluna da UFC e uma das fundadoras do curso de psicologia da Uece, foi uma das escolhidas para falar em nome dos homenageados. Ela ressaltou a “profunda gratidão” pelo reconhecimento da Casa e destacou a luta cotidiana da profissão. “É uma Psicologia que precisa lutar cotidianamente contra o embrutecimento, contra a desesperança, contra a perda de coletividade, contra uma rede de atenção psicossocial que é cotidianamente atacada e sucateada. Não é possível a gente falar de saúde mental sem entender que isso é um projeto coletivo, isto é, um projeto de sociedade. Esse é um projeto que atravessa diferenças epistemológicas, teóricas, porque é humano em primeiro lugar”, destacou.
A professora Diana Azevedo, vice-reitora da UFC, também se manifestou para celebrar a homenagem e a atuação dos profissionais. "Quero dizer que eu estou me sentindo muito feliz com esse momento aqui. Nós nunca tivemos tão adoecidos mentalmente. E aí eu valorizo e louvo a profissão de vocês, que é uma profissão extremamente interdisciplinar, tem um pouco de ciências sociais, antropologia, tem um pouco de ciências médicas, tem de tudo um pouco. Então realmente é de se comemorar esse meio século”, parabenizou.
Niveamara Sidrac, presidente do Conselho Regional de Psicologia da 11ª região (CRP), aproveitou a solenidade para pedir o apoio dos deputados estaduais ao “projeto de lei das 30 horas e do piso”, além de solicitar “mais concursos públicos para psicóloga e psicólogo”. Ela também enfatizou que “a psicologia brasileira é a maior do mundo” e revelou que o Brasil conta com 541.44 psicólogos.
A mesa da sessão solene foi composta pelos deputados Larissa Gaspar e Renato Roseno. Estiveram presentes também Maria Vaudelice Mota, secretária-executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa); professora Nara Maria Forte, coordenadora do curso de Psicologia da UFC; professora Diana Azevedo, vice-reitora da UFC; professora Lúcia Maria; Liana Rosa Elias, coordenadora em exercício do Curso de Psicologia da UFC; Niveamara Sidrac; e Emanuel Meireles, Poordenador do programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC.
Veja a sessão solene na íntegra:
Edição Clara Guimarães
Veja também

Terceiro Expediente recebe o deputado Antônio Granja nesta sexta
Autor: Da Redação / com Assessoria