Ordem do Dia

Ações do Governo, representatividade feminina e PIB em pauta na ordem do dia

Por Gleydson Silva, Narla Lopes, Ricardo Garcia, Luciana Menezes, Giovanna Munoz
27/03/2025 14:25 | Atualizado há 4 semanas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Júnior Pio

Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (27/03), 10 parlamentares se pronunciaram na ordem do dia e explicações pessoais, tratando de diversos temas, tais como espaço da mulher na sociedade, crescimento do PIB e ações do Governo estadual.

A deputada Dra. Silvana (PL) lamentou os ataques com que as mulheres precisam lidar na sociedade. “Lamento que, em pleno 2025, a nossa aparência e o nosso aspecto físico ainda sejam usados para tentar nos ferir, nos diminuir e macular. São ataques que nos ferem e nos fazem chorar”, afirmou. Ela defendeu ainda a necessidade de maior representação política feminina nas esferas sociais.

O deputado Antônio Henrique (PDT) ironizou a fala da base governista da Assembleia Legislativa sobre as obras em curso do Governo do Estado. Para o parlamentar, “o Ceará que não para está com obra parada na Lagoa da Maraponga, na escola Adélia Brasil Feijó, no Centro de Educação Infantil no Conjunto Esperança, na Escola Tainá Matos Pires no Aquiraz, além da obra da CE-060, que até agora não iniciou”, apontou. Na avaliação dele, o alinhamento dos governos estadual e federal, defendidos como benéficos para a população, não estão mostrando resultado. “Já são dois anos e três meses de mandato, e as obras paradas não andam. Não dá mais para culpar o Governo federal anterior”, apontou.

Na mesma linha, o deputado Cláudio Pinho (PDT) ressaltou que o estado do Ceará é a segunda pior renda per capita do Brasil. “Não adianta o Produto Interno Bruto (PIB) dobrar. Ninguém come PIB. A vida das pessoas não melhorou em nada. Queremos que o Estado melhore, mas principalmente que a vida das pessoas melhore”, assinalou. O deputado Felipe Mota (União) atribuiu à atividade do agronegócio o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “O PIB do País tem aumentado graças ao agronegócio, que é o verdadeiro ‘aço forte’ do Brasil”, avaliou.

Já o deputado Guilherme Bismarck (PSB) destacou os esforços do governador Elmano de Freitas  em retomar obras paralisadas, especialmente na área da educação. Ele criticou discursos que não reconhecem os desafios herdados do Governo federal anterior e ressaltou a atuação do ministro Camilo Santana e do Governo Lula para destravar recursos. O parlamentar também defendeu a importância do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para a geração de empregos e melhoria da qualidade de vida da população.

O líder do Governo, deputado Guilherme Sampaio (PT), elogiou a conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) Onélia Santana, por se declarar impedida de analisar as contas do Governo estadual. Segundo ele, a decisão reforça a ética e a lisura que marcaram sua trajetória e justificam sua indicação ao TCE pela Assembleia Legislativa. O parlamentar também parabenizou o ministro Camilo Santana por reconhecer a competência e autonomia da conselheira, destacando que sua escolha se deu por mérito e preparo.

O deputado Sargento Reginauro (União), por sua vez,  questionou a indicação de Onélia Santana para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e sua capacidade de se manter isenta nas suas funções. “Na inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC), um ato do Governo, com a presença do ministro da Educação, do presidente da República, a conselheira do Tribunal de Contas estava lá. Em uma festa de um hospital que a obra ela precisará fiscalizar. Não se sabe agora em que momento ela separa o fato de fazer parte desse grupo político da posição que ela ocupa hoje. Será que ela será capaz de ser isenta na atividade para a qual foi designada? ”, questionou.

O deputado Heitor Férrer (União) criticou a intenção do Estado de transferir o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) para o atendimento exclusivo da Polícia Militar do Ceará e destacou a posição do Conselho Estadual de Saúde publicada em 17 de março último. Segundo ele, foi deliberado, por unanimidade, pela “não incorporação do HMJMA à estrutura da Policia Militar”. “Os conselhos de saúde são responsáveis pela deliberação de políticas públicas. E esse conselho é desfavorável a essa transferência desse hospital do SUS para a Política Militar”, pontuou.

Os 103 anos do Partido Comunista do Brasil  foram lembrados pelo deputado Alysson Aguiar (PcdoB). “No dia 25 de março, fizemos uma grande festa ao lado de correligionários, amigos, presidentes de associações estudantis, comunitárias e sindicatos. Celebramos esses 103 anos à frente de lutas sociais e políticas importantes, sempre na defesa da democracia e do povo”, destacou.

Edição: Clara Guimarães

Veja também