Notícias

Universitários de Direito da Estácio conhecem a Alece nesta quinta-feira

Por Wanessa Tavares
05/10/2023 17:02 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

O projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Malce), recebeu, na tarde desta quinta-feira (05/10), 23 universitários dos 8º, 9º e 10º semestres do curso de Direito do Centro Universitário Estácio do Ceará- Campus Centro, em Fortaleza.

O grupo foi recepcionado pela deputada e procuradora Especial da Mulher (PEM) da Alece, Lia Gomes (PDT). Ela explicou sobre a elaboração de leis até o processo de tramitação e aprovação no Legislativo. Falou também sobre a sua atuação como procuradora da PEM e informou que, neste ano, "27 municípios do Ceará já contam com uma unidade da Procuradoria Especial da Mulher”.

A deputada destacou a importância de receber os universitários no Poder Legislativo e citou que discutiu temas relevantes, como o racismo, a LGBTfobia, a misoginia, enfim, o preconceito contra grupos sociais que muitas vezes surgem devido ao desconhecimento sobre o assunto, pontuou. "Eu busco levar informações nessas rodas de conversas com os jovens sobre o que a ciência diz sobre esses assuntos, falando dos valores cristãos (da empatia, do acolhimento, do perdão, da fraternidade), para que assim diminua o preconceito entre as pessoas”, afirmou.

Os universitários, acompanhados pelas professoras Marília Barbosa e Gabrielly Alves, do Núcleo de Práticas Jurídicas, assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil e o funcionamento do Malce, com o coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes.       

A professora Marília Barbosa disse que o objetivo da visita dos jovens “é aproximar os futuros advogados do dia a dia da Assembleia, pois o trabalho do jurista está relacionado às leis elaboradas pelos deputados estaduais. Além disso, assistir à palestra da deputada Lia Gomes proporcionou conhecimento sobre seus projetos e atuações em defesa da mulher e da população LGBTQIA+”.

Já a universitária Janete Fernandes, do 8º semestre do curso de Direito, ressaltou que visitar e conhecer as metas traçadas pela deputada Lia Gomes foi uma oportunidade única para quem vai ingressar na carreira da advocacia. 

“Eu considerei muito interessante as pautas que a parlamentar defende, como o combate à violência contra a mulher, que precisa ser debatida e analisada por autoridades. E nada melhor que conversar com uma parlamentar que elabora as leis. Como futuros advogados, temos o interesse em saber se a tal lei está em vigor mesmo”, declarou.

Na ocasião, o grupo conheceu o Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, a Biblioteca César Cals de Oliveira e as instalações da rádio FM Assembleia (96,7 MHz).

A visita foi conduzida pela equipe do Malce, integrada por Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Edna Pontes, Marcela Loiola, Nicole Guedes e Rodolfo Matos.

O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.  

 

Edição: Clara Guimarães

Veja também